terça-feira, 18 de março de 2008

O Marketing do SPFC trabalhando

Amigos.

Os Estados Unidos é o país mestre no marketing.
O Brasil é criativo, ganha diversos prêmios em Cannes, ok, somos um dos melhores países na propaganda, mas em termos de marketing os EUA estão anos luz na frente. Desculpem os profissionais do ramo, mas essa é a minha opinião (aliás, eu sou do ramo, sendo analista de marketing).

Na minha opinião, os EUA dão um baile no marketing no quesito licenciamentos de produtos.
Basta ver o que é feito nos lançamentos de produtos baseados nos grandes sucessos do cinema. Basta lançar um filme estrelado por Nicholas Cage e o mundo inteiro está atrás de camisetas, canecas, posters... isso sem falar nos grandes Blockbusters como Star Wars, Senhor do Anéis...

No Brasil, o São Paulo Futebol Clube (meu time de coração) está mostrando ser extramamente competente no marketing promocional.
Apostando na estratégia de ser a maior torcida do Brasil em 10 anos - proposta ousada, mas válida por já ser a 3a - o tricolor do Morumbi fechou no ano passado uma parceria com a Warner Bross visando licenciamento de produtos com a marca SPFC.

Alinhando a estratégia norte-americana, sempre forte nesse quesito, com a competência São Paulina, comandada por Julio Casares e tendo como ingrediente principal a paixão brasileira pelo futebol, o São Paulo está inovando a cada dia.

Em agosto de 2007, o time lançou a 1a loja temática do país com produtos exclusivamente tricolores. Em uma ação casada com a Reebok, empresa de material esportivo que patrocina e confecciona os uniformes do time.
A loja fica no próprio estádio e já vendeu em 6 meses cerca de 50 mil produtos. Sucesso absoluto.

Após lançamento dos bonecos do Pernalonga e Tazmania com as camisas do Tricolor, foi lançada ontem uma nova linha de produtos licenciados, que segundo o site Gazeta Esportiva.net "A nova coleção já está à disposição na loja oficial do clube, no estádio do Morumbi. Entre as novidades, o torcedor poderá encontrar produtos de vestuário, linha de cama e banho, de casa, papelaria e brinquedos."
O site ainda trás o depoimento do gerente geral da Warner no Brasil, Marcos Bandeira sobre esse casamento com o tricolor:“O futebol mostra ser um segmento muito forte, o São Paulo é um parceiro sólido, tanto que sua marca já é a segunda mais forte para nossa empresa”.

Outra marca forte do tricolor é a 5-3-3 alusão aos 5 títulos brasileiros, 3 libertadores e 3 mundiais, algo que nenhum time no Brasil possui (aliás, apenas 6 times no mundo possuem mais de 3 libertadores e mundiais).
A marca 5-3-3 (que os São Paulinos esperam se transformar em 6-4-4 em 2009) tem produtos lançados também e ontem foi o lançamento da linha de calçados da marca.

Apostando em licenciamentos, o SPFC espera atingir a criançada fã dos personagens da Warner e "evangelizar" (para usar um termo de marketing puro) tornado-os fiéis ao time n decorrer de suas vidas, independentemente do time que os pais torcem. Entre garotos de 6 a 12 anos, o SPFC - devido as recentes conquistas de 2005 a 2007 é a que mais cresce, assim, o plano de ser a maior torcida do Brasil em 10 anos é válida.

Hoje o Flamengo possui 22 milhões. Corinthians 20 milhões e o Tricolor beira os 16 milhões de torcedores. É possível sim chegar a ser a maior. Não tirando torcedores de outros times - o que vai acontecer - mais pegando novos torcedores.

Para os tricolores de coração como eu que quiserem comprar os produtos, basta ir na loja RBK no Morumbi ou pelo site www.saopaulomania.com.br

Abraços e sucesso ao TRICOLOR!

Felipe Morais

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial