terça-feira, 6 de maio de 2008

80% dos brasileiros terão acesso a internet em 2010?

Amigos.

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Sr. Sérgio Rezende, recentemente afirmou algo, que para nós, publicitários interativos soa como música... algo como ouvir em uma praia, ao entardecer, no pôr-do-sol, ao lado da sua amada, um belo Pink Floyd...

Segundo previsões, as quais eu diria super otimistas, em 2 anos, o número de usuários de Internet irá praticamente triplicar. Hoje apenas cerca de 30% do brasileiros tem acesso a web, a previsão do Ministro é que 80% da população tenha acesso.

Em uma projeção bem "chutada" digamos que em 2 anos, o Brasil tenha 200 milhões de habitantes (hoje são cerca de 186.773.388 segundo o IBGE), isso significa, segundo a previsão, que 160 milhões de pessoas - incluindo todas as classes sociais, sexos, cidades, escolaridade - terão acesso a web.

O que mais posso dizer? Se isso se concretizar mesmo, o Brasil será uma mega potência na web, afinal potencial já tem, isso atrairá mais investimentos, agências estrangeiras aplicando capital, gerando empregos e dando subsídios para que as equipes de web, que claro incluo não apenas a criação, mas também planejamento, mídia, atendimento, produção possam desenvolver grandes trabalhos, com retornos excelentes.

Segundo o Ministro Sérgio Rezende: se confirmada a previsão, o número de internautas no país deve passar dos atuais 60 milhões para pelo menos 150 milhões.

Rezende estima que até 2010 teremos 80% da população brasileira acessando regularmente a internet de uma forma ou de outra. Essa é uma meta global do ministério. O executivo diz que entre as iniciativas do governo para promover a inclusão digital está a ampliação do número de laboratórios de informática com redes de internet nas escolas públicas.
De acordo com o ministério, o passo que está sendo dado agora é a conexão desses computadores com a rede mundial de computadores. Isso está sendo feito pelas empresas de telefonia em um programa articulado com o governo – o Programa Banda Larga nas Escolas, lançado no início do mês de abril.
Rezende também mencionou a construção de telecentros para difundir o uso da internet entre as comunidades de baixa renda. O plano nacional de inclusão social e digital encabeçado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia prevê investimentos de mais de 40 bilhões de reais até o fim do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Como publicitário interativo, e forte defensor do poder da Internet na comunicação mundial, estou sentado de camarote esperando - e torcendo muito - para que essa previsão se torne uma realidade.
Acredito que o Brasil é o país com maior potencial do mundo na web, pois somos criativos, antenados, temos equipes e profissionais altamente qualificados que não devem nada para nenhum país no mundo, apenas não temos uma porcentagem de acessos como nos EUA e Europa, apenas isso, porém gosto de lembrar que mesmo com o número de usuários bem inferior, o Brasil é o campeão mundial de horas navegadas/mês por usuário, é o país onde o Google é mais acessado, 68% do Orkut é feito por brasileiros, é o país com o maior número de contas ativas no MSN, 2o país onde o YouTube é mais acessado - vejam que citei grandes players da web.

Agora é trabalhar para que a previsão se torne realidade. E quando se tornar, que estar preparados para saber como atingir os internautas!!

Abraços

Marcadores: , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial