quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Boom! Casas Bahia na web ainda em 2008!

Amigos.

Em meados de 2006, fiz um curso no Grupo de Mídia de São Paulo com Elisa Calvo na época sócia-diretora de internet da Age., que entre outras contas, cuidava da Nike no Brasil. O curso era sobre Marketing e Mídia Digital, que na minha opinião foi o melhor curso que eu fiz até hoje, pois me abriu os olhos para o poder da Internet. Desde então não sai mais dela...

Durante o curso, surgiu o tema E-commerce e alguém disse que as Casas Bahia estavam demorando para entrar nesse terreno, uma vez que em 2006 a empresa da família Klein já era a maior compradora de mídia do Brasil (se bem que há controvérisas nessa afirmação) e uma ds empresas que mais lucravam, na casa dos 8 a 9 bilhões de reais por ano (em 2006).

Elisa então disse que a empresa estava iniciando o planejamento estratégico para entrar nesse mercado em poucos meses, a expectativa era o começo de 2007.
Cerca de 6 ou 7 meses depois do curso, fui supreendido pela notícia - capa do Meio &Mensagem, me lembro - de que Elisa estava assumindo a diretoria de Internet da agência Young&Rubicam, nada mais do que a agência que tem a conta das Casas Bahia. Lembro que disse ao meu amigo Luiz Bevilacqua - que fez o curso comigo - "bom, agora as Casas Bahia vão para a web com força" afinal, a Y&R não tinha um grande histórico de agência digital para levar uma profissional do gabraito e conhecimento online de Elisa para um cargo tão alto.

Esse movimento acabou tirando João Binda de Gerente da Leo Burnett para Diretor de Internet da Age., antigo cargo de Elisa.

O ano de 2007 se passou e o mercado ficou curioso para saber quando as Casas Bahia entrariam de vez na web, na web como loja virtual, pois a empresa já possui um site muito simples na minha opinião. Entendo que pelo tamanho da empresa, ela não pode simplesmente entrar na web para concorrer com seus concorrentes físicos. As Casas Bahia tem poder de investimento e marca forte para entrar na web batendo de frente com a B2W, ou melhor, com Submarino.com e Americanas.com que detém mais de 60% do faturamento de lojas vituais no país.

Um dos fatores que eu soube é que as Casas Bahia estariam aguardando que uma grande parte de seus consumidores tivessem o seu cartão de crédito para a entrada no mercado digital.

Vários números começaram a favorecer essa decisão: Duplicou o número de usuários na web de 2006 para 2007, investimento em mídia online também, a classe C, principal classe do Brasil e compradores da loja é a que mais consome em lojas virtuais, o valor de compras aumentou de 6 para 9 bilhões de reais gastos no ano, enfim, todo o cenário favoreceu a entrada da empresa, mas nada do gigante do varejo nacional se mexer.

A saída de Elisa para o Portal Terra em 2008 fez o mercado desacreditar que o projeto da loja fosse realmente no ar ainda esse ano, que já está quase no final (estamos com um pé em outubro!!!) .
Parecia que mais um reveillon se passaria sem a loja virtual das Casas Bahia, porém, em matéria publicada no site Adnews (timida é verdade) parece que esse ano, o Papai Noel terá mais uma opção para compras online.


Ainda este ano (2008), a rede de varejo Casas Bahia vai comercializar produtos também na internet. A informação consta no site da rede, que ainda não definiu data para a extensão para o ambiente virtual.
O pilar de sustentação da Casas Bahia até agora tem sido o comércio físico por meio de financiamentos. São carnês e boletos que fazem com que o consumidor estenda o relacionamento com a marca.
A rede de varejo explica que 2008 tem sido um ano de esforço em marketing para ampliação da base de usuários com cartão de crédito. A Casas Bahia é o maior anunciante privado do país.Atualmente, o público é de 2,5 milhões, mas o objetivo é aumentar para 4 milhões e partir para o comércio eletrônico.

Na minha modesta opinião, eu acredito que o projeto da loja virtual, esteja pronto para operar. Acredito que o planejamento estratégico do site esteja pronto; produtos catalogados e testes feitos.
Basta um "ok" da família Klein e o site entra no ar em poucas horas, mas isso é apenas uma opinião pessoal!


"Quer participar da festa de lançamento do meu livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, em outubro? Faça como muitas pessoas, mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com e se cadastre. Enviarei um convite com maior prazer"

Abraços
Felipe Morais

Marcadores: , , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial