sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Dica da Semana

FGV oferece cursos gratuitos online

A Fundação Getulio Vargas (FGV) é a primeira instituição brasileira a participar do Open Course Ware Consortium (OCWC), um consórcio de instituições de ensino de mais de 20 países que oferecem cursos e materiais didáticos de graça pela internet. A partir da parceria com a Universidade da Califórnia de Irvine (UCI), instituição que faz parte do OCWC, o site da FGV (FGV Online) disponibilizou dois cursos: Recursos Humanos e Ética.

Os cursos, que são os únicos em português do consórcio, são divididos em módulos e têm um total de 30 horas de duração. O de Recursos Humanos é de autoria da instituição americana e o de Ética foi desenvolvido pelo FGV Online.

Interativos e de fácil navegação, os cursos permitem que o aluno visite as telas dos módulos já realizados, faça perguntas e consulte a biblioteca online. A avaliação é realizada através de questionários disponíveis no site e enviados pelos alunos. Os resultados são publicados na página do próprio aluno.

A estudante de administração de empresas, Vanessa Aparecida da Rosa, que realizou os dois cursos, afirma que está aproveitando o aprendizado na vida profissional e na faculdade, e que não é necessário ser estudante universitário para acompanhar as matérias. "A linguagem é bem simples, qualquer pessoa pode compreender e aproveitar os cursos" diz ela.

Com mais de 120 instituições de ensino participantes, o OCWC é maior movimento de educação compartilhada da Web e o seu principal objetivo é a promoção da livre difusão de materiais educacionais, filosofia e formas de pensamento, seguindo o mesmo conceito dos softwares de código aberto.

O consórcio, que já atraiu usuários de 215 países de todos os continentes, tem entre os membros o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Escola de Direito de Harvard, a Universidade de Yale, a Universidade da Califórnia de Irvine, entre outras.

Durante a última Conferência anual da OCWC, realizada na China no início do ano, o diretor executivo do consórcio, John Dehlin, classificou a parceria entre o FGV Online e a UCI como um "exemplo impressionante de cooperação internacional que fortalecerá a presença da língua portuguesa na rede", segundo informação da assessoria de imprensa da FGV.
Segundo o executivo do FGV Online, Stavros Xanthopoylos, a Fundação pretende expandir a participação no consórcio, disponibilizando mais cinco novos cursos já em 2009. "Os temas ainda não estão definidos, mas serão cursos de aperfeiçoamento. Nesta nova etapa, vamos privilegiar conteúdos de maior utilidade para brasileiros que moram no exterior como cursos sobre empreendedorismo, por exemplo", disse ele.

Módulos
O curso de Ética está dividido em três módulos: Perspectiva Histórica e Filosófica; Valores e Princípios Éticos; e Responsabilidade Social Empresarial e Gestão Ética. Já o curso de Recursos Humanos abordará os seguintes temas: Imagem; Comunicação e Tecnologia - o estilo de vida sem fronteiras; Narciso e a Ética; Saúde, Higiene e Segurança; e Uma Rotina de Boas Maneiras.

Para ter acesso aos cursos, basta acessar o site

"Quer participar da festa de lançamento do meu livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, em outubro? Mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com e se cadastre.
Enviarei um convite com maior prazer"

Abraços
Felipe Morais

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial