quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

IBOPE: Mais um aliado na luta para o crescimento da web

Amigos

Tudo o que puder ajudar no crescimento da web é sempre bem vindo, ainda mais quando se trata de empresas sérias e respeitadas no Brasil. Na minha opinião, um dos diferenciais mais fortes da web, ou melhor do mundo digital, perante ao mundo offline, são as MÉTRICAS!

Com a evolução dos sistemas de métricas, e temos ai a Unica e a Predicta como grandes representantes (ou como gostam de dizer, grandes "players") desse segmento, a web permite que possamos medir TUDO o que o usuário faz dentro dela.

Se eu por exemplo colocar um banner no meu blog para a venda do meu livro, e colocar uma tag da Unica, eu vou poder saber:
De onde vem o usuário (Google, direto, link em algum artigo que eu escrevi no Mundo do Marketing ou Webinsider...);
Se esse usuário clicou no banner, se ele comprou o livro na loja virtual (que será da editora Brasport) Se ele não comprou, em que momento ele desistiu;
Qual o IP dele;
De que cidade é o seu servidor;
Enfim, posso saber diversas infiormações para que depois eu possa fazer uma campanha que atinga esse usuário novamente e assim, converter em uma venda.


Mas essa é uma das métricas possíveis, existem "N" outras métricas para medir e apresentar ao cliente o famoso e desejado: ROI.

Entretanto, essas métricas não são suficientes para mostrar um outro "lado da moeda" que são o número de usuários - REAIS - de web no Brasil. Essa semana a F/Nazca e DataFolha publicou uma pesquisa que mostra que são 64,5 milhões no Brasil, um número BEEEEM superior aos 37 milhões que se tem conhecimento... há algum tempo eu já publiquei aqui nesse blog uma matéria em que a mesma pesquisa mostrava que o Brasil possuia 50 milhões de internautas.
Esse número eu já achava exagerado, 64 então... mas tanto a F/Nazca que é uma das agências mais respeitadas e conceituadas do mercado, quanto o instituto DataFolha que é um instituto de pesquisa extremamente respeitável possuem seus métodos de pesquisas e eu não quero aqui dizer que estão errados ou que estão inventando, apenas que eu sinceramente acho um número exagerado.
Para o próprio IBOPE, o Brasil possui cerca de 40 milhões de usuários, um número que eu acredito ser mais próximo do real.


Agora, segundo o ADNEWS, o Ibope FINALMENTE vai medir o uso da web nos escritórios. Até então, os números de usuários eram apenas medidos residenciais, isso causava muitas discussões sobre o número real, uma vez que sabe-se que a classe CD tem - ou pelo menos tinha - muito mais oportunidades de acessar a web do trabalho, Lan Houses, escolas, faculdades do que de suas casas, que muitas vezes nem tinha computador ou acesso a web.

Segundo o portal de notícias O IBOPE//NetRatings anunciou que medirá mensalmente também o uso de internet no ambiente corporativo, após anos de mensuração em residências. Com a inclusão do ambiente de empresas, o Brasil se junta a Estados Unidos, Reino Unido, Japão, França, Espanha e Itália.

Ainda segundo o site, uma boa notícia: O mercado virtual gerou R$ 449,1 milhões em receita publicitária entre janeiro e agosto deste ano. O crescimento foi de 45% em comparação com o mesmo período do ano passado. A web representa hoje 3,37% dos investimentos no setor publicitário.

A expectativa, segundo projeções de especialistas é que o ano de 2008 feche com 712 milhões de reais investidos na web. Segundo esse dado do IBOPE, de janeiro a agosto foram gastos cerca de 56,14 milhões de reais por mês na web. Se mantiver essa média, o Brasil vai chegar ao final do ano com 673,65 milhões de reais investidos, cerca de 38,35 milhões de reais a baixo do esperado, porém, entre agosto e dezembro - período em que o IBOPE ainda não mensurou - temos Dia das Crianças e Natal, o que vai elevar esse investimento. Espero que o Brasil PASSE dos 712 milhões!!! Nós, publicitários interativos só temos a ganhar.

"Quer participar da festa de lançamento do meu livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, em Janeiro? Faça como muitas pessoas, mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com e se cadastre. Enviarei um convite com maior prazer"

Abraços
Felipe Morais

Marcadores: , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial