terça-feira, 30 de setembro de 2008

80% dos brasileiros com acesso a web. Será?

Amigos.
Será que o mundo da web se tornará do tamanho que estão prevendo?

Na última 6a feira, o Ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Resende deu uma entrevista no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), onde previu que até 2010 cerca de 80% da população, ou algo estimado em 150 milhões de pessoas terão acesso a web. Estamos falando de um crescimento de 40 milhões em 2008 para 150 milhões em 2010. Quase 400% !!!

“Estimamos que até 2010 teremos 80% da população brasileira acessando regularmente a internet de uma forma ou de outra. Essa é uma meta global”, afirma o ministro.

De acordo com o ministro, o governo tem investido na construção de telecentros em comunidades de baixa renda, ampliação dos laboratórios em escolas públicas e na conexão desse computadores com a rede através do "Programa Banda Larga na Escola", uma parceria entre o governo e empresas de telefonia. O plano nacional de inclusão social e digital ainda prevê mais de R$ 40 bilhões em investimentos até o final do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Só espero que a candidata do PT (A qual me recuso a escrever seu nome) não esteja contando com isso para oferecer Internet de graça aos paulistanos.

O mercado de Internet tem crescido bastante, não apenas no número de usuários, como também no número de empresas investindo na web, porém, os investimentos ainda continuam baixo.
Segundo o projeto Intermeios, no 1o semestre de 2008 o investimento que mais cresceu foi na web, chegando a 383,2 milhões. Esse número já é maior do que o que foi investido em todo o ano de 2006, entretanto é algo muito pequeno se comparado ao volume total investido, que foi de 11,3 bilhões de reais. a Internet em 2008 representa 3,39% do volume, algo acima dos 2% praticado em anos anteriores.

O fato é que a TV ainda detem 58% do investimento. Esse número tem caído, já que em outros anos a TV já representou 70% do bolo, porém, os anunciantes ainda acreditam mais em TV, Jornal e Revista do que na web; prova disso é que os 2 maiores anunciantes da web, Bradesco e Fiat quando fazem seus planejamentos, gastam em média 16 milhões de reais no ano cada um, verba bem baixa perante ao montante investido por esses clientes.

Bom, nós publicitários interativos ainda - infelizmente - temos que aguardar que esse mundo ideal, onde 80% da população tenha acesso fácil a web chegue, assim, poderemos sonhar com verbas maiores do que 16 milhões ou representatividade muito maior que 3,93%; mas para isso acontecer, temos que continuar trabalhando, pesquisando, planejando arduamente e mostrando resultados, afinal, quem paga a conta quer saber quanto está ganhando nisso!

"Quer participar da festa de lançamento do meu livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, em outubro? Faça como muitas pessoas, mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com e se cadastre. Enviarei um convite com maior prazer"

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segunda-feira, 29 de setembro de 2008

TV Digital interativa em 2009?

Amigos.

A TV Globo prepara a entrada da interação na TV digital já para 2009.
Desde que começei a pesquisar sobre a TV digital, tenho visto que um dos grandes diferenciais do sistema para o analógico que temos hoje é o fator interação semelhante ao da web. Claro que os fatores som e imagem com muito mais qualidade são vantagens, mas acredito que a interação seja muito mais.

Eu fico imaginando o quanto as marcas vão se beneficiar com isso. Imagino eu assistindo a um jogo do meu glorioso São Paulo F.C onde o Rogério Ceni vai estreiar uma das suas novas camisas, que quase sempre são sensacionais! No momento que o juiz apita o início do jogo, estou com meu cartão de crédito e controle remoto nas mãos. Sentado no sofá, tomando uma Coca-Cola geladinha, sem perder um minuto do jogo, compro a camisa do Rogério através da interatividade que a TV vai permitir. Acesso a web, acesso o site do Rogério Ceni e/ou do São Paulo e compro. Simples assim e ainda sem perder o jogo.

Segundo matéria publicada no Adnews, o programa-teste para a entrada dessa interatividade na Rede Globo será o Big Brother Brasil, que hoje é o seu carro-chefe em interatividade com SMS e Internet - a página do Globo.com tem aumentos de 10 a 15% de audiência nos meses de janeiro a março, período do programa (na minha opinião, está entre o TOP 5 dos PIORES Programas da TV brasileira, ao lado de Lucianta Gimenez, A Tarde é sua, Márcia e qualquer outro que o Marcos Mion esteja).

A Rede Bandeirantes também está se mexendo para entrar em 2009 com essa novidade. Algumas regras de comercial interativo já foram pré-definidas pela emissora: interatividade nos breaks não poderão ter tela cheia, para que os próximos comerciais programados sejam exibidos, apenas o último comercial do break poderá ter interatividade em tela cheia; a interatividade dos programas serão cortadas quando os breaks entrarem no ar; serão definidos preços para carregar aplicativos não relacionados aos breaks.

A Rede Globo ainda não se manifestou com relação a regras.

O fato é que estamos há 64 dias do final do ano; se a Globo quer mesmo usar essa novidade no BBB que começa em 10 de janeiro, é preciso correr logo.

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Abraços
Felipe Morais


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quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Boom! Casas Bahia na web ainda em 2008!

Amigos.

Em meados de 2006, fiz um curso no Grupo de Mídia de São Paulo com Elisa Calvo na época sócia-diretora de internet da Age., que entre outras contas, cuidava da Nike no Brasil. O curso era sobre Marketing e Mídia Digital, que na minha opinião foi o melhor curso que eu fiz até hoje, pois me abriu os olhos para o poder da Internet. Desde então não sai mais dela...

Durante o curso, surgiu o tema E-commerce e alguém disse que as Casas Bahia estavam demorando para entrar nesse terreno, uma vez que em 2006 a empresa da família Klein já era a maior compradora de mídia do Brasil (se bem que há controvérisas nessa afirmação) e uma ds empresas que mais lucravam, na casa dos 8 a 9 bilhões de reais por ano (em 2006).

Elisa então disse que a empresa estava iniciando o planejamento estratégico para entrar nesse mercado em poucos meses, a expectativa era o começo de 2007.
Cerca de 6 ou 7 meses depois do curso, fui supreendido pela notícia - capa do Meio &Mensagem, me lembro - de que Elisa estava assumindo a diretoria de Internet da agência Young&Rubicam, nada mais do que a agência que tem a conta das Casas Bahia. Lembro que disse ao meu amigo Luiz Bevilacqua - que fez o curso comigo - "bom, agora as Casas Bahia vão para a web com força" afinal, a Y&R não tinha um grande histórico de agência digital para levar uma profissional do gabraito e conhecimento online de Elisa para um cargo tão alto.

Esse movimento acabou tirando João Binda de Gerente da Leo Burnett para Diretor de Internet da Age., antigo cargo de Elisa.

O ano de 2007 se passou e o mercado ficou curioso para saber quando as Casas Bahia entrariam de vez na web, na web como loja virtual, pois a empresa já possui um site muito simples na minha opinião. Entendo que pelo tamanho da empresa, ela não pode simplesmente entrar na web para concorrer com seus concorrentes físicos. As Casas Bahia tem poder de investimento e marca forte para entrar na web batendo de frente com a B2W, ou melhor, com Submarino.com e Americanas.com que detém mais de 60% do faturamento de lojas vituais no país.

Um dos fatores que eu soube é que as Casas Bahia estariam aguardando que uma grande parte de seus consumidores tivessem o seu cartão de crédito para a entrada no mercado digital.

Vários números começaram a favorecer essa decisão: Duplicou o número de usuários na web de 2006 para 2007, investimento em mídia online também, a classe C, principal classe do Brasil e compradores da loja é a que mais consome em lojas virtuais, o valor de compras aumentou de 6 para 9 bilhões de reais gastos no ano, enfim, todo o cenário favoreceu a entrada da empresa, mas nada do gigante do varejo nacional se mexer.

A saída de Elisa para o Portal Terra em 2008 fez o mercado desacreditar que o projeto da loja fosse realmente no ar ainda esse ano, que já está quase no final (estamos com um pé em outubro!!!) .
Parecia que mais um reveillon se passaria sem a loja virtual das Casas Bahia, porém, em matéria publicada no site Adnews (timida é verdade) parece que esse ano, o Papai Noel terá mais uma opção para compras online.


Ainda este ano (2008), a rede de varejo Casas Bahia vai comercializar produtos também na internet. A informação consta no site da rede, que ainda não definiu data para a extensão para o ambiente virtual.
O pilar de sustentação da Casas Bahia até agora tem sido o comércio físico por meio de financiamentos. São carnês e boletos que fazem com que o consumidor estenda o relacionamento com a marca.
A rede de varejo explica que 2008 tem sido um ano de esforço em marketing para ampliação da base de usuários com cartão de crédito. A Casas Bahia é o maior anunciante privado do país.Atualmente, o público é de 2,5 milhões, mas o objetivo é aumentar para 4 milhões e partir para o comércio eletrônico.

Na minha modesta opinião, eu acredito que o projeto da loja virtual, esteja pronto para operar. Acredito que o planejamento estratégico do site esteja pronto; produtos catalogados e testes feitos.
Basta um "ok" da família Klein e o site entra no ar em poucas horas, mas isso é apenas uma opinião pessoal!


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Abraços
Felipe Morais

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segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Eu na ESPM Digital!

Amigos.

Gostaria de agradecer ao professor Vince Vader pela oportunidade de publiciar um artigo no site da ESPM Digital.

Segue na íntegra o artigo.

Planejamento não é matar uma mosca com bala de canhão e sim matar um elefante com um tiro de 22
19/09/2008
Por Felipe Morais
A era da mídia de massa está com os dias contatos!
O futuro bem próximo da comunicação está na Internet e seu altíssimo poder de segmentação.
Mas a internet não é uma mídia de massa? Sim, é; entretanto o consumidor online quer que a marca fale com ele, ele quer se sentir o centro do universo, como se as marcas trabalhasse unicamente para fazê-lo feliz, então porque não usar uma mídia que possibilita esse tipo de ação dessa forma? Para mim, web não é mídia de massa. É mídia one-to-one.

Nesse artigo não quero defender que a web vai matar outras mídias, pois sou completamente contra esse discurso, mas acredito que em pouco tempo ela vai abocanhar grandes verbas de todas as outras mídias, se tornando o que a TV é hoje: A principal mídia.

Credito esse fato a 3 pilares: Segmentação – Mensuração – Exposição.

Segmentação é o fator que mais se tem falado ao longo desses 10 anos de web no Brasil. Através do IP e Cookies se consegue filtrar campanhas por perfil de usuário: cidade, estado, idade, sexo, assuntos de interesse. Está ai o novo conceito Behavioral Target que não me deixa mentir.
Os sites podem ser definidos para clientes específicos, através de pesquisas, que otimizem seus acessos por atrair potenciais consumidores da marca e clientes fiéis. Essa ação faz com que o site tenha um bom desempenho nos sistemas de busca, sem que o anunciante pague por isso.

Mensuração é uma ferramenta muito usada na defesa de campanhas de mídia online, entretanto, ela deve ser usada em todos os sites tanto os promocionais como da empresa a fim de auxiliar no levantamento de informações sobre o usuário e auxiliar no desenho sobre o perfil desse usuário.

Exposição é um fator que pouco se defende na web, mas que é muito importante. Um site está 24h, 7 dias por semana no ar, sendo assim, o consumidor pode entrar a hora que quiser, visitar o conteúdo que desejar e passar o tempo que quiser na URL. O site não é jogado em cima do consumidor como, por exemplo, um comercial no meio do jogo do meu glorioso São Paulo F.C. O usuário busca a informação.
Qual outra mídia é capaz disso?

As campanhas de mídia são feitas para chegar até o consumidor, impactá-lo em diversos momentos da sua rotina diária: carro, TV, jornal, banho entre outras. O site é feito para que o consumidor vá até ele.

Nesse ponto cabe uma reflexão:
Qual consumidor está mais interessado na marca?
O que é impactado ao lado de 4 milhões de pessoas por um comercial no Jornal Nacional ou aquele que sentou no seu computador, abriu o browser e digitou a URL da empresa?

Chegamos ao ponto da importância do planejamento estratégico digital para – como diz o título – não matar uma mosca com bala de canhão e sim um elefante com uma bala de 22, ou seja, otimizar a verba do cliente de forma que os objetivos sejam sempre superados.
Até na analogia dessa frase, um bala de 22 é muito mais barata que uma bala de canhão.

Um planner que se contenta em atingir os objetivos do cliente, pura e simplesmente para “fazer seu trabalho” está condenado a ser trocado em muito breve. Os bons planners são aqueles que olham a expectativa do cliente sendo X e lhes entregam 2Xs.

A Internet é uma mídia nova.
Se falarmos de mobile, games, redes sociais ou blogs, estamos falando de mídias mais novas ainda, que agora começam a ser exploradas, por isso, há muito o que se criar, desenvolver ou fazer.
Usando uma gíria da criação: “Vamos pirar na idéia!!!”.
Mas quais “armas” a criação deve usar para “sair da caixa?”
Resposta: Planejamento.

O planejamento estratégico digital é muito importante, pois é ele quem vai direcionar o site para determinados grupos de pessoas, que buscam aquele assunto ou marca. É o planner (profissional de planejamento) que vai trazer subsídios para a mídia para que essa não gaste o dinheiro do cliente em “home de portal porque dá mais resultado”.

As coisas não são bem assim. Cris Anderson, editor da revista Wired, nos ensinou em sua obra prima “A Cauda Longa” que o futuro da web está em nichos: pessoas procurando os mais diversos tipos de serviço e conteúdo da web, uma estrada democrática com espaço para tudo e para todos, veja o fenômeno dos blogs, por exemplo.
Se uma marca de carros quer anunciar seu lançamento, o que é melhor: Home do portal ou um site segmentado de carros? Onde as pessoas estão buscando mais informações?
Há quem defenda que ambos os veículos trazem resultados e acredito que trazem mesmo, mas em termos de vendas, quais veículos geraram mais? Resumindo, qual trás mais benefício para quem paga a conta: Home de portal – mídia mais cara, mais tráfego com menos clicks – ou home de site segmentado, C.P.M mais baixo, menos acessos e com maior taxa de clicks?

Tudo depende muito do objetivo da campanha, mas o que gosto de defender é que o planejamento estratégico digital tem que estar cada vez mais presente nas agências, com a missão de otimizar verba com foco no consumidor da empresa, evitando que sejam criados mega portais para uma marca, quando o que as pessoas querem é apenas conhecer o produto, evitando grandes verbas jogadas em home de portal quando ao invés de fazer 7 dias de campanha no portal, possa ser feito 2 meses de campanha em sites verticais, blogs e redes sociais de conteúdo focado na marca, ou talvez, ao invés de usar o investimento para a criação de banners e pop-ups, rezando para que suas taxas superem 0,04% (ou seja, a cada 1000 impressões, 40 clicks), aplique essa verba em um game para celular onde o usuário interaja com a marca.

Enfim, é difícil falar o que pode ou deve ser feito sem ter o brief do cliente na mão, com seus objetivos e verbas, mas é fácil falar que sem planejamento não há pesquisa, não há foco, não há segmentação. Há mensuração apenas para “gerar relatório ao cliente” e a exposição é fruto do site “bonito” que é acessado apenas porque as pessoas acham legal, interessante, mas que isso não gera em nada um retorno ao investidor, ou seja, ao cliente.

Projetos sem planejamento são pequenas moscas sendo mortas com balas de canhão.

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Felipe Morais é publicitário interativo atuando com planejamento estratégico digital. Já atendeu clientes como Pirelli, Vivo, Coca-Cola, Bradesco, Chevrolet, Symantec, Danone Sonho de Valsa entre outros. Diariamente escreve sobre planejamento no blog http://plannerfelipemorais.blogspot.com


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sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Dica da Semana

Amigos.

A dica da semana de hoje é um post publicado no Blog Reality Publicidade, da Helena de Paula, Arquiteta de Informação da Player Comunicação Digital.

Eu assino o RSS desse blog e aconselho a fazer o mesmo uma vez que a Helena escreve coisas muito interessantes.

Faber Castell desenvolve parceria com a Livraria Cultura por uma boa causa. A união é em prol da ONG Doutores da Alegria. No dia 27/09 será lançada uma linha composta por cinco produtos - massinha, pintura a dedo, aquarela, guache e cola colorida - que será vendida, exclusivamente, na rede de livrarias, e terá 15% do valor arrecadado revertido para a ONG.

A Livraria Cultura também assina a promoção e a criação dos conceitos dos produtos com o Doutores da Alegria. Segundos as duas empresas, a iniciativa não tem o intuito de gerar lucro.

Acho muito interessante essas iniciativas onde as empresas realmente se preocupam com a responsabilidade social. O filme foi um sucesso, com certeza o material também será, comprarei para os meus sobrinhos, apoio a causa nobre.

É uma ação que vale a pena ajudar.

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Abraços e bom final de semana
Felipe Morais

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quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Acesso a fácil a Internet? Só com o Google

Amigos

Mesmo que a candidata a prefeitura (desculpem, mas me recuso a escrever o nome dessa senhora em meu blog) diga que dará internet de graça aos paulistanos SE for eleita (e minhas rezas diárias seja para que isso NÃO ACONTEÇA) - Taxa da antena é sensacional!!

A novidade do gigante da web agora é a rede O3b, que pretende conectar o mundo todo na web, seguindo a missão da Google é tornar todas as informações acessíveis universalmente.

Segundo o Blog do Google a missão do projeto O3B é fornecer conexão de internet de alta velocidade e de baixo custo para "outros 3 bilhões" de pessoas em mercados emergentes na Ásia, África, América Latina e no Oriente Médio.

A internet no mundo - hoje - é ligada por cabos de fibra ótica submarina, que suporta todas as ransferências de dados da web, inclusive a publicação desse post. O custo dessa transmissão é baixo, pois os cabos já estão instalados no mar, entretanto, há países onde esse cabo não chega, dificultando o acesso a Internet nesses locais (será que eu sobreviveria???)

A solução imediata seria o uso da Internet por satélite, mas esse recurso está sendo abortado, uma vez que a conexão é lenta - devida a distância do satélite com a Terra - e os custos de manutenção e envio de satélites ao espaço é muito alto, porém, a O3b Network desenvolveu uma tecnologia capaz de oferecer uma Internet de alta velocidade a países onde não há como cabos de fibra ótica chegarem: O3B planeja trazer serviço de internet do tipo fibra usando uma constelação de satélites de órbita média. Isso significa que a data poderá ser transmitida rapidamente de e para as localidades mais remotas como no interior da África e em pequenas ilhas do Pacífico, assim a O3b poderá fornecer Internet de alta velocidade, alcançando dentro da casa dos gigabits por segundo. Os satélites orbitarão a Terra a cerca de um terço de altitude que os atuais satélites geo-sincronizados orbitam, o que significa que levará menos tempo para a data viajar de um lado a outro. Isso tudo implicará em melhores conexões
de voz, assim como uma experiência de internet mais eficiente.

Porém, esse serviço da O3b só deve começar no final de 2010, porém, os planners de plantão, já podem começar a projetar o grande crescimento que a web dará no mundo inteiro, inclusive no Brasil; não apenas a classe AB será beneficiada com Internet via satélite mais rápida e potente que a usada hoje em dia, mas vamos poder imaginar que cidades do interior do nordeste, onde infelzimente, ainda com muito esforço há luz elétrica, em alguns anos terá acesso a Internet, assim, acredito que até 2015 todo o Brasil terá acesso a web e quase gratuíto, uma vez que os valores serão baixos e vamos acreditar que o governo ofereça acesso gratuíto aos mais carentes.

Será que vamos ter que esperar até isso acontecer para que as marcas apostem mais na web?

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terça-feira, 16 de setembro de 2008

As novas contas do mercado

Amigos

A semana começou cheia de novidades para o mercado publicitário.
Vale a pena repassar aqui a "dança das contas" uma vez que isso impacta o mercado todo.

- DERSA começa a ser atendida pelas agências DPZ e Lua Branca. Durante os próximos 2 anos, as agências cuidaram de uma verba estimada em R$ 50 milhões.

- A 141 Soho Square anuncia a aquisição da Mais!Agência, que passará a s chamar 141 Mais!. O Objetivo da 141 é ampliar sua atuação na área de marketing de relacionamento e eventos no Brasil.

- O alinhamento mundial da conta da bandeira de cartões de crédito VISA com a TBWA, fez com que a partir de 01 de janeiro de 2009 a Lew,Lara/TBWA passe a atender a conta, que até o final desse ano estará com a Leo Burnett.

- A SUZUKI carros volta ao mercado para anunciar seus produtos. A agência responsável será a África, do Grupo ABC,. que também tem a conta da Mitisubshi, mas que a princípio vai trabalhar com as duas marcas.

- A nova empresa de aviação, AZUL, que pretende entrar no mercado para "bater de frente" com a Gol Linhas Aéreas e Tam, entregou a sua conta para a DPZ.

- Ainda não acabou o processo de seleção da conta de R$ 200 milhões anuais do PONTO FRIO, mas a DM9, atual agência do cliente e a Fala! agência do grupo Total comandada por Allan Barros, ex-Diretor de Marketing das Casas Bahia estão no páreo. Até 6a feira deve sair a conclusão da concorrência.

- O Grupo ABC, comandado por Nizan Guanaes deve assumir as operações da DDB, uma das maiores e mais tradicionais agências do mundo - com a matriz em Londres - a partir de 2009.

- A TECTOY marca de brinquedos eletrônicos entregou sua conta para a agência Fischer América, pertencente ao Grupo Total, preidido pelo publicitário Eduardo Fischer.

- A conquista da conta da DELL pelo maior grupo de comunicação do mundo, o grupo WPP, trouxe uma nova agência para o mercado, a Enfático, modelo de negócios do grupo para atender a conta de 6,17 bilhões de dólares (4,5 bilhões + 1,67 bilhões em compta de mídia) para os próximos 3 anos. A Wunderman cuida da conta em toda a América Latina vai incorporar essa nova área dentro de seu escritório.

- A JWT conquistou a conta das marcas Coca Zero Zero e Coca Cola Light

- A McCann-Erickson conquista a conta da marca de chicletes Bubbaloo (CardburyAdams) que era atendida pela JWT.

- A ID/TBWA conquistou a conta online do site da MTV Brasil. A conta offline continua com a Lodduca.

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segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Executivos usam mais a web. E porque não anunciam nela?

Amigos

Na semana passada o site ADNEWS publicou uma importante matéria para o nosso mercado online: A internet ganhou mais importância como fonte de informação para executivos. Os últimos três anos registraram notável crescimento de leituras no meio virtual.

Em estudo realizado pela CDN Estudos & Pesquisas com 500 executivos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Os números apresentados foram os seguintes:
Em 2005, 61% dos 500 executivos ouvidos pela CDN (Companhia de Notícias) disseram utilizar a web para se informar, o que representava 305 executivos
Agora em 2008, o número saltou para 94%, que passaram a acessar diariamente e 92% quando se diz respeito às revistas, o que representa 470 executivos e 460 para revistas.

Embora o meio virtual cresça, o jornal impresso ainda é o veículo mais utilizado para se informarem. A TV ficou em segundo lugar na preferência, com índice de 96% de audiência dos executivos. Em 2005, esse número era de 95%.

Baseado nesse estudo, pergunto: Porque a Internet ainda tem uma fatia mínima do bolo publicitário? O ano de 2008 fechará com um investimento de 712 milhões de reais, segundo dados otimistas do mercado. Esse número parece bem alto, mas quando comparamos com o bolo publicitário ele não representa nem 4% do montante, ao passo que a TV, representa 70%.

Até o mês de junho o investimento total em web foi de 321 milhões, cerca da 45% do esperado, segundo dados do Projeto InterMeios.

Cerca de 35 milhões de pessoas acessam a web no Brasil; quase 100% da população economicamente ativa acessa e compra pela web... os executivos consultam a web para se informar - assim como grande parte da população - e cabe mais uma vez a pergunta:

Com tudo isso, porque os planejamentos de mídia online continuam com as migalhas das verbas????

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Abraços
Felipe Morais

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sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Dica da Semana

Amigos.

A dica de hoje é um comercial da Budweiser - QUE AGORA É MARCA BRASILEIRA !!! - muito legal.

Apreciem com moderação

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Felipe Morais

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quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Blog da Claro - Excelência em relacionamento

Amigos,

Enquanto o Brasil ainda está engatinhando na Web 2.0, onde poucas empresas sabem como trabalhar bem essa ação, a operadora de telefonia Claro, saiu na frente.

Segundo o site TELECO, a Claro é a 3a do país com cerca de 33,720 milhões de usuários, com uma diferença de 459 mil usuários para a 2a colocada TIM e 7.213 milhões para a VIVO, líder da telefonia digital no Brasil.

Apostando no relacionamento com o consumidor, a operadora criou um blog coorporativo, o Claro Blog, onde diariamente são postadas matérias e assuntos relacionados ao mercado de telefonia e notícias sobre a operadora.

Qualquer um que acesse o Blog pode comentar sobre os assuntos postados.

Entre as áreas de interesse estão:
Recado do Presidente: onde João Cox escreve periodicamente e abre espaço para discussão com os clientes

Por dentro da Claro: onde há entrevistas com as pessoas que trabalham na empresa. Hoje a entrevistada é a diretora de Serviços de Valor Agregado da Claro, Fiamma Zarife.

Tendências: Novidades sobre o mercado de tecnologia. Essa semana está lá uma matéria sobre consumidor 2.0 com Pete Blackshaw, o grande guru do fenômeno do "consumidor gerador de mídia" que criou há cerca de dez anos o que seria o embrião das redes sociais, hoje é vice-presidente da Nielsen online. (aliás usei alguns trechos dessa matéria em meu livro)

Dicas: Como melhorar a vida dos aparelhos

SMP: Serviço Móvel Pessoal - explicação sobre a resolução de 13 de fevereiro de 2008, as novas regras de prestação do Serviço Móvel Pessoal definidas pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) entraram em vigor.

Novas regras de atendimento: Uma explicação sobre a REGULAMENTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR – SAC, prosposto pelo MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR Áreas Temáticas: Telefonia fixa, Móvel, Internet, TV a Cabo, Banco Comercial, Cartão de Crédito e Aviação Civil.
Algo que GRAÇAS A DEUS aconteceu e prevê uma melhora no atendimento de muitos serviços, apesar que sejamos sinceros, sou cliente da Claro a 1 ano e sempre resolvi rapidamente todas as minhas dúvidas via SAC Claro - 1052.

Portabilidade: Seção para tirar TODAS AS DÚVIDAS sobre esse tema que está mexendo com as pessoas desde a semana passada, quando fo aprovado o decreto onde o usuário pode trocar de operadora sem trocar de número. Esse tema acirrou uma briga entre a Claro e a Oi, operadora forte em Minas Gerais e Rio de Janeiro que está chegando a São Paulo no próximo mês prometendo bater de frente.

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Felipe Morais

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quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Nova linha de iPods

Amigos.

Mal Steve Jobs lançou o iPhone 3G e a Apple já está fazendo outro barulho no mercado.
Ontem, uma das marcas mais desejadas e admiradas do mundo lançou a sua nova linha de iPods, o tocador de MP3 mais vendido do mundo.
Mesmo que Sony, SempToshiba, Philips lancem os seus produtos, o iPod será sempre o iPod: Bonito, leve, pioneiro, admirado e acima de tudo: Desejado por milhões de pessoas no mundo todo. Poucos produtos conseguem chegar a esse patamar, apesar que para mim a Apple chegou a um nível que qualquer lançamento seu é altamente admirado e desejado, basta ver o iPhone, AirMac, iPod Touch...


A matéria publicada ontem no site Meio&Mensagem mostrou as novas versões dos iPods Nano e Touch, além do software iTunes 8, que conta com uma nova interface.

O iPod Touch, é uma versão muito similar ao iPhone, porém sem as funções de celular e câmera digital. Há versões com 8,16 e 32 Gigas de memória. Além disso, ele terá alto falante embutido e formato mais fino que o antecessor. "O modelo touch é o iPod mais divertido que já criamos", disse Jobs. "Os usuários podem ouvir milhões de músicas, assistir milhares de filmes de Hollywood e agora, graças à App Store, baixar e tocar centenas de jogos", completa.

á o modelo iPod Nano também sofreu alterações no seu design.

Segundo o site Olhar Digital,O iPod Nano, surgido em 2005, chega agora à sua quarta geração. Mais alto e com uma tela maior, como se especulava, além de ser o iPod mais fino já criado pela Apple e ganhou alguns recursos mais sofisticados, como um sensor de movimento que ativa a função shuffle quando o aparelho é sacudido.

Nas versões de 8 GB (custando US$ 149) ou 16 GB (US$ 199), o iPod Nano vem em oito diferentes cores: roxo, azul, verde, amarelo, laranja, vermelho, rosa e prata.

Passando para os acessórios, foram apresentados
novos fones com controle remoto integrado, com as
funções pause/play, volume, e ir para próxima/voltar para última música. Eles devem ser vendidos a partir de outubro por US$ 29.

Nos sites Mercado Livre e Buscapé há vários modelos a venda desses aparelhos.

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terça-feira, 9 de setembro de 2008

Google X MSN: A Guerra dos números

Amigos

No último domingo, além da Independência do Brasil, o mundo de TI comemorou o aniversário de um dos maiores player do mercado: O Google.

São 10 anos de uma história vencedora, que começou com 2 rapazes em uma universidade e que desde 2005 figura entre as empresas mais valiosas do mundo, chegando a liderança em 2007 e 2008. Incrível, uma empresa de Internet (as famosas "ponto.com") batendo marcas centenárias como General Motors, McDonalds, Coca-Cola, IBM e Microsoft.

O Google tem um papel duplo na web: Buscador e veículo:
Buscador é seu core business, ou seja, é a sua atividade pessoal, entretanto as campanhas de links patrocinados o colocam como veículo de mídia e são a maior fonte de renda da empresa: 95% do lucro do Google vem de Links Patrocinados.

Por ter esse papel duplo, das marcas citadas acima apenas a Microsoft é sua concorrente direto no serviço de buscas, vídeos, redes sociais e desde a semana passada navegadores. As outras marcas - aliás, as outras milhares de marcas - são anunciantes frequentes no Google. Inclusive o carro chefe da Microsoft o sistema operacional Windows.

O site IDG Now publicou recentemente os números dessa guerra na web, que na minha opinião é a principal guerra no mundo da tecnologia da informação. O bom é que essa guerra só gera benefícios para os usuários, uma vez que sempe que o Google lança algo a Microsoft lança a mesma coisa, porém com mais recursos, assim o Google retruca e por ai vai...

Idade:
Google: 10
Microsoft : 33

Faturamento dos últimos quatro trimestres:
Google: US$ 19,6 bilhões
Microsoft: US$ 60,4 bilhões

Faturamento da Microsoft quando atingiu 10 anos:
US$ 140 milhões (US$ 279 milhões atualizados)

Faturamento por hora nos últimos quatro trimestes:
Google: US$ 2,2 milhões
Microsoft: US$ 6,9 milhões

Lucro líquido nos últimos quatro trimestres:
Google: US$ 4,85 bilhões
Microsoft: US$ 17,6 bilhões

Empregados:
Google: 19.604 (30 de junho)
Microsoft: 89.809 (31 de maio)

Faturamento por empregado:
Google: US$ 1 milhão
Microsoft: US$ 672 mil

Valor de mercado:
Google: US$ 142 bilhões
Microsoft: US$ 241 bilhões

Buscas no mundo em julho:
Google: 48,7 bilhões
Microsoft: 2,3 bilhões

Buscas no mundo por hora em julho:
Google: 65 milhões
Microsoft: 3,1 milhões

Como será que estarão esses números daqui 10 anos?

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segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Chrome: A nova arma do Google

Amigos

Na semana passada o Google "pregou mais uma peça" no mercado online. Após 2 anos trabalhando em segredo absoluto, lançou no mundo o Chrome, seu browser que promete ser um concorrente forte para o Internet Explorer da Microsoft e para o Firefox, browser da Fundação Mozilla que tem o próprio Google como mantenedor financeiro.

Download do Chrome aqui

Em apenas uma semana do seu lançamento, o Chrome já é o 3o browser mais acessado no Brasil, perdendo apenas para o Explorer e Firefox, mas superando outros browsers menos conhecidos, mas utilizados a alguns anos como o Safari e Opera.

Segundo o site IDGNow, com o Chrome, o Google promete uma navegação mais rápida, mais segurança e compatibilidade em múltiplos sistemas operacionais. O Google vê o Chrome como a porta principal para a ampliação do uso de aplicações online, que desafiam os tradicionais softwares baseados no desktop, área tradicionalmente dominada pela Microsoft.

O Google decidiu criar sua própria máquina virtual para acelerar o processamento do JavaScript, o que significa, pelo menos teoricamente, que serviços como o Gmail, serão mais rápidos; o kit de ferramentas Gears também foi incorporado ao Chrome, que permite desenvolvedores criarem aplicações que podem ser usadas offline, sincronizando dados com serviços web quando a internet é acessada. Esta é uma função chave na estratégia do Google de incentivar a migração para o uso de aplicações de produtividade online, mantendo a conveniência do uso no desktop.

O site do programa Olhar Digital (Rede TV) publicou um vídeo na sua home dos testes que o programa fez com o Chorme, que vale apena conferir aqui.

Agora, na hora do planejamento de projetos digitiais, será importante saber que há mais uma tecnologia na abertura de sites, os profissionais de TI devem estar atentos com isso.

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Abraços
Felipe Morais

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sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Dica da Semana

FGV oferece cursos gratuitos online

A Fundação Getulio Vargas (FGV) é a primeira instituição brasileira a participar do Open Course Ware Consortium (OCWC), um consórcio de instituições de ensino de mais de 20 países que oferecem cursos e materiais didáticos de graça pela internet. A partir da parceria com a Universidade da Califórnia de Irvine (UCI), instituição que faz parte do OCWC, o site da FGV (FGV Online) disponibilizou dois cursos: Recursos Humanos e Ética.

Os cursos, que são os únicos em português do consórcio, são divididos em módulos e têm um total de 30 horas de duração. O de Recursos Humanos é de autoria da instituição americana e o de Ética foi desenvolvido pelo FGV Online.

Interativos e de fácil navegação, os cursos permitem que o aluno visite as telas dos módulos já realizados, faça perguntas e consulte a biblioteca online. A avaliação é realizada através de questionários disponíveis no site e enviados pelos alunos. Os resultados são publicados na página do próprio aluno.

A estudante de administração de empresas, Vanessa Aparecida da Rosa, que realizou os dois cursos, afirma que está aproveitando o aprendizado na vida profissional e na faculdade, e que não é necessário ser estudante universitário para acompanhar as matérias. "A linguagem é bem simples, qualquer pessoa pode compreender e aproveitar os cursos" diz ela.

Com mais de 120 instituições de ensino participantes, o OCWC é maior movimento de educação compartilhada da Web e o seu principal objetivo é a promoção da livre difusão de materiais educacionais, filosofia e formas de pensamento, seguindo o mesmo conceito dos softwares de código aberto.

O consórcio, que já atraiu usuários de 215 países de todos os continentes, tem entre os membros o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Escola de Direito de Harvard, a Universidade de Yale, a Universidade da Califórnia de Irvine, entre outras.

Durante a última Conferência anual da OCWC, realizada na China no início do ano, o diretor executivo do consórcio, John Dehlin, classificou a parceria entre o FGV Online e a UCI como um "exemplo impressionante de cooperação internacional que fortalecerá a presença da língua portuguesa na rede", segundo informação da assessoria de imprensa da FGV.
Segundo o executivo do FGV Online, Stavros Xanthopoylos, a Fundação pretende expandir a participação no consórcio, disponibilizando mais cinco novos cursos já em 2009. "Os temas ainda não estão definidos, mas serão cursos de aperfeiçoamento. Nesta nova etapa, vamos privilegiar conteúdos de maior utilidade para brasileiros que moram no exterior como cursos sobre empreendedorismo, por exemplo", disse ele.

Módulos
O curso de Ética está dividido em três módulos: Perspectiva Histórica e Filosófica; Valores e Princípios Éticos; e Responsabilidade Social Empresarial e Gestão Ética. Já o curso de Recursos Humanos abordará os seguintes temas: Imagem; Comunicação e Tecnologia - o estilo de vida sem fronteiras; Narciso e a Ética; Saúde, Higiene e Segurança; e Uma Rotina de Boas Maneiras.

Para ter acesso aos cursos, basta acessar o site

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Felipe Morais

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quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Novos celulares no mercado

Amigos.

O programa Olhar Digital, que passa todos os domingos as 15h30 na Rede TV! e que indico como fonte OBRIGATÓRIA de atualização de novas tecnologias, mostrou uma matéria na semana passada sobre os novos aparelhos celulares que estão chegando no Brasil.

Segundo matéria publicada no site do programa a nova tendência quando o assunto é aparelho celular é: um aparelho portátil, que pode ser uma câmera de vídeo, uma máquina fotográfica ou um computador de mão e que também faz ligações telefônicas, devido à necessidade de incorporar novos recursos e designs aos aparelhos, assim em poucos anos os celulares serão bem diferentes do que conhecemos hoje. Fato é que hoje, até mesmo os aparelhos mais básicos têm várias características que vão além do simples atender ou fazer ligações.

Confira aqui o vídeo da matéria publicado no site do programa.

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Felipe Morais

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quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Comercial proibido do iPhone

Amigos.

O ser humano é por natureza - está no DNA - um ser muito CURIOSO e pelo o que eu tenho visto, o brasileiro é o povo mais curioso do mundo! Bom, se não fosse isso o que seriam de BBB, Fuxico.com.br, Sônia Abrãao, Luciana Gimenez, TV Fama, Revista Contigo, Tititi... esse material não seria nada! Que mundo maravilhoso, não? Mas infelizmente isso é só um sonho...

Entretanto, o planner deve trabalhar e aguçar os sentimentos das pessoas para que essas passem de pessoas comuns, para consumidores de marcas e produtos.

Então, seguindo o instinto de planner, vou aguçar a curiosidade dos meus leitores, colocando no post de hoje uma matéria publicada no site ADNEWS na semana passada: O comercial proibido do iPhone no Reino Unido, sob a acusação de: "que o filme ilude os consumidores sobre as funcionalidades do aparelho", segundo a A Advertising Standards Authority, agência que regula propaganda no país.

Segundo o Adnews: A agência argumenta que a afirmação de que o aparelho pode acessar todas da internet é enganosa, uma vez que não daria suporte a Flash ou Java. A Apple se defendeu dizendo que o navegador do iPhone se baseia em padrões abertos, o que torna impossivel garantir compatibilidade com todas as tecnologias do mercado.

Bem, confira você mesmo se o comercial do iPhone deveria ou não ser proibído.


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Abraços
Felipe Morais

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terça-feira, 2 de setembro de 2008

Cadê nossos craques?

Amigos

Hoje abro espaço para uma outra paixão, o futebol um planner não pode simplesmente viver única e exclusivamente o mundo da propaganda. Ele precisa de novas experiências, conhecer gente, saber o que se passa na TV a Cabo, ler revista feminina (conhecer - SE POSSÍVEL - o pensamento feminino), enfim, abrir a sua mente na medida do possível, então vamos falar hoje sobre futebol.

São Paulino desde 23 de setembro de 1979, cresci em uma família com pai e avós São Paulinos fanáticos, mãe corinthiana que só conhece o Rivellino, Ado - porque eu joguei futebol na escola que os dois tinham e o Neto, porque esse todo mundo conhece. Tenho tios e primos palmerenses, casei com uma corinthiana (que sóconhecia o Marcelinho Carioca e o Tévez e olhe lá...) mas a família predomina o Tricolor do Morumbi, logo não tinha como torcer para outro time - GRAÇAS A DEUS. Não pude ver Pedro Rocha, Gerson, Roberto Dias, Marinho Chagas, Poy, Di Sordi, Sastre, Forlan, Mauro Ramos de Oliveira, Bauer, Chicão, Zizinho, Mário Sérgio, Friedenreich, Canhoteiro, Serginho Chulapa, Leonidas da Silva e Gino jogando com o manto sagrado do Morumbi, mas pude acompanhar aquele time de 86, que na minha modesta opinião, foi o melhor time que o SPFC já teve em todos os tempos: Gilmar, Zé Teodoro, Oscar, Dario Pereyra e Nelsinho; Falcão, Silas e Pitta; Muller, Careca e Sidney. Alguém ousa falar que esse time não era montado por 11 craques?

Claro que vi outros craques com a camisa do SP, entre eles na minha opinião o maior craque que eu acompanhei com o manto, Raí o rei do Morumbi! Ainda vieram Zetti, Cafu, Antonio Carlos, Serginho, Alemão, Toninho Cerezo, Luis Fabiano, França, Leonardo, Denilson, Rogério Ceni, Cicinho, Ricardo Rocha, Miranda, Lugano, Kaká, Mineiro, Josué, Amoroso, Luisão, Ronaldão e até o recente Adriano que passou pouco pelo tricolor, mas honrou o manto que vestia, a camisa 10 de tantos craques aqui mencionados...(se esqueci de algum craque, me desculpe mas a seleção é grande...)

Isso sem contar com técnicos que passaram pelo tricolor como Vicente Feola, Carlos Alberto Silva, Cilinho, Muricy Ramalho, Rubens Minelli, Paulo Autuori e claro, o maior técnico brasileiro de todos os tempos, MESTRE TELE SANTANA... saudades!
Escrever esse post me emociona, ao lembrar dos títulos conquistados pela máquina. Brasileirão de 86 com gol aos 14 minutos do segundo tempo da prorrogação com gol do Careca: "joga a bola no Careca que ele resolve" gritava o técnico. E ele resolveu.
Ou a Libertadores de 92, gol aos 30 do 2o tempo, penalti sofrido pelo talismã Macedo: Mestre Rai assume a responsabilidade. Estádio lotado. Converte a penalidade. Fomos para os penaltis, pois o tricolor havia perdido por 1x0 na argentina para o News Old Boys. Como sofri naquele jogo: Gamboa bate o penalti. Zetti voa, defende. Somos campeões da libertadores!!! Que festa, que festa! Tokio do mesmo ano. Barcelona treinado por Johann Cruyff, que tinah no time ninguém menos que Koeman, Stoichkov e Laudrup. Sairam com 1X0 na frente. Mais uma vez, Raí apareceu no jogo e virou para nós. Somos campeões do mundo!!

Em 93 foi fácil: Um chocolate 5x1 em pleno Majestoso tricolor. Gol de peito do Raí, por cobertura de Muller, na raça de Cafú... mas a final em Tokio foi dificil. 3x2 no poderoso Milan de Baresi, Maldini, Donadoni, Massaro, Papin e o grande técnico Fábio Capelo, que nesse dia não foi páreo para o Mestre Telê. SPFC Bi-Mundial.

2005 mais fácil ainda. Após um jogo 1x1 no Beira Rio contra o Atlético Paraná, goleada de 4x0 no Morumtri... Amoroso, Luisão, Fabão e Diego Tardell...

No Japão o Liverpool de Gerard e Cia, time que não tomava Gols a 11 jogos não foi páreo para a máquina tricolor e sofreu um gol do Mineiro, ou para os tricolores, o Mineirinho, com passe de 3 dedos de Aloísio!! Somos Tricampeões mundiais!!!

Essa imagem é para a Corinthianada chorar... só o SPFC tem! E fomos ao Japão buscar!!!

Ok, ok.. escrevi tudo isso sobre o SPFC para chegar a conclusão: Cadê nossos craques? Ronaldinho Gaúcho fez o que fez nas Olimpíadas, Kaká ainda é um jogador que dá alegrias a torcida, profissional e correto (aprendeu no Morumbi, claro), Adriano só agora colocou a cabeça no lugar (Graças ao SPFC) e o Robinho? Nossa, esse pelo amor de Deus, quem disse que é craque? E o que ele aprontou essa semana? Só manchou MAIS ainda a imagem do futebol brasileiro, que graças a jogadores que vão, ficam 6 meses e voltam já tem uma fama muito ruim...(nisso tem um ponto negativo...Souza, um jogador medíocre que passou pelo MorumTRI e ficou 4 meses na França)

O Robinho para mim, fez um bom campeonato Brasileiro em 2002, ajudado porque todo o time foi bem e foram - com merecimento - campeões. E só! O Robinho nunca fez nada mais do que isso. Até os medíocres Souza, Richarlysson, Lima, Edcarlos, Sorlei, Jadilson - isso só para ficar no Tricolor - já fizeram UM BOM campeonato e mais nada!

A famosa pedalada no Rogério em 2002, pelo amor de Deus, nós tricolores cansamos de ver o Denilson fazer isso, inclusive na final do campeonato Paulista de 1998, o Denilson deu uma pedalada e deixou o Gamarra no chão, só o melhor zagueiro do mundo naquele ano. Quem joagava mais? Gamarra em 1998 ou Rogério em 2002?

Assista aqui os gols da final e o humilhante drible do Denilson em Gama

Apelidos no futebol sempre relatam o que é o jogador: Leonidas da Silva, o diamante negro; Nilton Santos a enciclopédia do futebol; Vavá peito de aço; Bauer, o monstro do Maracanã.
Robinho, o triatleta = Pedala, corre e nada!!!

O que me motivou escrever esse Post foi o início do programa de ontem, Linha de Passe na ESPN Brasil quando o grande Juca Kfouri (fiquei mais fã dele ontem) falou uma série de verdades sobre esse moleque chamado Robinho. Essas verdades estão no seu Blog de hoje.

Cadê agora o Sr Milton Neves ou Galvão Bueno enaltecendo o NADA que o Robinho faz nos jogos?? O Milton ainda vemos que é tiração de sarro, mas o Galvão é irritante "pedala Robinho, pedala" aliás, frase que motivou por muito tempo piada do programa Pânico.

O moleque Robinho chorou, fez beicinho, ficou triste e parou de jogar no Santos, porque queria ir para o Real Madrid, atrás do sonho da independência financeira. Nesse ponto não o culpo, veio de família humilde, quer ajudar a todos. Palmas para quem pensa dessa forma, mas seja profissional!! Olha o exemplo do Kaká que jogou até o ultimo jogo antes de ir para o Milan e que em nenhum momento fez corpo mole ou foi a imprensa dizer que "estava triste no SPFC..." (aliás, quem consegue ficar triste em time vencedor como o Tricolor??)

E a palhaçada de domingo? Convocar a imprensa espanhola, dar coletivas IMPLORANDO para sair do Real Madrid... quase chorando, fazendo cara de coitado (com a conta bancária dele, queria eu ser um coitadinho...) fez que fez e foi para a Inglaterra. Para o Manchester... não, não o United que tem JOGADORES como Cristiano Ronaldo, foi para o Manchester City, jogar ao lado do "craque" Jô. Saiu de um dos 5 maiores times do mundo para jogar em um time que quando muito será o 5o colocado do campeonato inglês, que é dominado por Manchester City, Chelsea, Liverpool e Arsenal.

Vai Robinho, vá mostrar aos ingleses o quão anti-profissional você é, o quão mau carater e jogador mediano você é. Foi até uma boa você ir para o Manchester City, pois assim você pode dar a desculpa de estar em um time de "pouca expressão no cenário nacional" quando você ver o Cristiano Ronaldo, Kaká, Frabegas, Ronaldinho Gaúcho recebendo o prêmio da Fifa de melhor jogador do mundo e você não sendo NEM CITADO!!!

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Abraços TRICOLORES
Felipe Morais

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segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A Globo se rende as novas mídias

Amigos.

Antes de iniciar o 1o post de setembro, quero agradecer a audiência.
Em agosto, esse blog bateu 400 visitas únicas, segundo o dado do Google Analytcs.
O que me deixa feliz é ver a evolução das visitas:
Junho 2008 - 268 visitas / Julho 2008 - 294 visitas = Aumento de 8,84%
Agosto/08 - 400 vistas = Aumento de 26,5% em relação ao mês anterior

RUMO AS 500 Visitas em setembro!!!

No último dia 22 de agosto, aconteceu o 5º Fórum Internacional de TV Digital, que contou com as presenças de grandes nomes das emissoras no quesito tecnologia: Frederico Nogueira, vice-presidente da Band, José Marcelo do Amaral, diretor de tecnologia da Record e Alexandre Sano, executivo de tecnologia do SBT, além de Fernando Bittencourt diretor de engenharia da Rede Globo, que iniciou sua apresentação no painel "Grandes Redes no Ambiente Digital" disparando contra a TV Digital: "A multiprogramação na TV digital não é uma opção para a Rede Globo, pois não trará mais anunciantes", essa afirmação vem de encontro com o seu pensamento de "os radiodifusores sentem saudades do tempo em que não havia ameaça das novas mídias ao seu modelo de negócios. Há 10, 15 anos, a única forma de ver televisão era pelo ar".

Para o executivo, as novas mídias como Internet, DVD, Celular não tirou audiência da TV, apresentando dados dos EUA, afirmou que a porcentagem de pessoas que vêem TV diminui,"mas a pizza da mídia cresce" - ou seja, fatiá-la em mais pedaços não teria afetado o número telespectadores, entretanto, segundo o Ibope o crescimento no número de internautas tira pessoas da frente da TV no país; esse caro escritor prefere acreditar na pesquisa do Ibope do que na afirmação de um veículo que claramente está preocupado com a migração das pessoas para outras mídias, ou a Globo não estaria tão preocupada com a queda de audiência da Novela das 21h, Fantástico e Big Brother (esse Graças a Deus espero que sai imediatamente da grade da emissora) que como mostra o Ibope estão migrando principalmente para a Internet, pois essa a mídia que apresenta maiores índices de crescimento, ou seja, a cada mês novas pessoas estão acessando a web e uma vez que acessa, "se vicia" na quantidade de informações presentes na rede e não querem mais sair.

Porque ver o Jornal Nacional se eu acesso Uol, Terra, Ig, MSN, Globo.com, Estadão, Folha, Veja, IstoÉ, Época o dia todo e fico sabendo as notícias antes dos meus pais, que só se atualizam pelo Jornal Nacional??

Mas a Globo insite em tentar - inutilmente na minha opinião - desbancar a TV Digital afirmando que apesar de o sistema nipo-brasileiro de TV digital dar chance de transmitir quatro programações diferentes no mesmo espectro (em definição "standard", em vez de alta definição), isso está fora de cogitação, uma vez que multiprogramação na TV digital não é uma opção comercialmente viável. Não tem muita razão a multiprogramação, pois você abre mão da alta definição - isso para mim é fatal. Entre uma e outra fico com a qualidade."

Eu até concordo com Fernando, mas acredito que muitas pessoas vão abrir mão da alta definição para conseguir assistir a 4 canais ao mesmo tempo. Mesmo que não se compreenda a mensagem de todos simultanêamente, o ser humano é curioso e se ele pode saber o que se passa em 4 canais ao mesmo tempo, ele vai querer ver, e claro, sempre que uma propaganda passar em um dos canais, sua atenção será focada para outro. As emissoras sabem disso e temem que os anunciantes e agências também tenham essa consciência, que claro, vão ter pois anunciantes são comandados por pessoas e como eu disse, pessoas são curiosas; entretanto como estou escrevendo no meu livro Planejamento Estratégico Digital: A tecnologia muda a cada dia, evolui, trás coisas inusitadas. Há 10 anos atrás imaginar que aquele celular tijolão um dia iria evoluir para o que vemos hoje: Celular, Palmtop, acesso a Internet, Cameras de 8.0 megas, gravação com qualidade de DVD tudo isso em um mesmo aparelho muito menor que o tijolão da Motorola que meu pai comprou para mim quando a BCP (atual Claro) nos sorteou para ser um dos 150 mil sortudos a ter uma linha de celular... assim a possibilidade de transmissão nos 4 ou mais canais em sem perda de qualidade é algo que em um futuro não muito distante será uma realidade.

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Felipe Morais

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