quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Se atualizar com as notícias? Vá para a web...

Amigos.

A cada notícia sobre Internet eu fico mais feliz com o crescimento desse mercado. Pena que essa felicidade não é a mesma para os decisores das marcas, ou como gostamos de dizer: Quem assina o cheque! Mas como disse no 1o post desse ano, eu tenho certeza que a consolidação da web definitiva vem em 2009... acredito que cada vez mais, anunciantes vão ver essa ferramenta com outros olhos, mas por favor chega de: "Coloca um banner na home do UOL"... a web é muito mais do que isso!!!

O planejamento estratégico de uma marca não pode ficar apenas em: tenho um site e vou anunciar em grandes portais para ter audiência. A audiência na web é QUALIFICADA E SEGMENTADA. Os profissionais de planejamento tem que explorar isso!!!

Assim como a TV não é um "comercial de 30 segundos no Jornal Nacional" ou a revista também não é uma "página dupla na Veja" a web tem muitas outras vertentes, como por exemplo uma comunidade com mais de 500 mil pessoas com o título "eu amo marca X"... quer mais do que isso? 500 mil pessoas mostrando que amam, e claro consomem e influenciam em compras da marca?

São nesses casos que as agências com pensamento estratégico e bons planejamentos se sobressaem. Elas sabem como trabalhar essas comunidades ou até mesmo como formar comunidades com mesmo peso.

Além de ser uma excelente ferramenta de comunicação, a web tem sido uma ferramenta cada vez melhor de informação. E não estou dizendo apenas do Google, mas sim de sites como Folha, Estadão, Gazeta Esportiva... informação em tempo real.

Por exemplo, ontem o meu tricolor do Morumbi jogou pela Copa São Paulo de Futebol Júnior. Torcedor que é torcedor acompanha até treino!!! Entrei no site do Gazeta Esportiva para acompanhar em tempo real a goleada de DEZ a 10 sobre o Juventus do Acre... qual outro veículo me dava essa informação??

Na semana passada, uma pesquisa feita pelo Pew Research Center for the People and the Press apontou que a web se tornou a principal fonte de notícias nos EUA. Os dados mostram que 40% dos americanos utilizam a web como fonte primordial, enquanto 35% declararam preferir os jornais. Para o instituto o efeito Barack Obama, onde as pessoas queriam conferir o perfil do candidato para escolher fez com que essa pesquisa fosse levada para o ambiente digital, mas eu ainda acho que no Brasil, essa pesquisa seria a mesma, uma vez que o jornal as pessoas lêem - quando tem tempo - logo pela manhã, entre 7h - 8h30; ao passo que na web você pode acessar o folha.com.br a qualquer momento... é sempre interessante lembrar que das 9h as 18h as pessoas ficam em suas mesas, sentadas no computador trabalhando... e nos momentos de relax, navegando, por isso, o horário nobre da web é das 9h as 19h... maior que da TV (20h - 22h).

Será que agora a web vai entrar mais nos planejamentos das marcas?

"Quer participar da festa de lançamento do meu livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, em Fevereiro? Faça como muitas pessoas, mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com e se cadastre. Enviarei um convite com maior prazer"

Abraços
Felipe Morais



Marcadores: , , , , , , , ,

1 Comentários:

Às 8 de janeiro de 2009 às 17:25 , Blogger Unknown disse...

Olá, Felipe, ótimo blog.
Acredito em 2009 tb.
T+

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial