quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Google Earth versão 5.0

Amigos.

Quem nos últimos 2 anos não "brincou" de localizar sua casa via Google Earth?

Você já deve ter entrado no site do Google Earth, baixado o programa em sua máquina e ficar pesquisando a casa onde você mora, da sua namorada (ou namorado) o seu local de trabalho, o estádio do Morumbi, a cidade de New York, Toquio, Roma... enfim, conhecendo o mundo sentado na frente do seu computador, aliás, esse é um dos DNAs da web.

Pois é, após 2 anos do seu "estouro" na web brasileira, o Google lança a sua nova versão, o Google Earth 5.0, com a funcionalidade Ocean que traz informações sobre os mares e oceanos do nosso planeta. Trata-se de um enorme conjunto de informações sobre os oceanos, que cobrem mais de 70% do planeta. O sistema combina imagens e mapas dos relevos oceânicos.

É possível ver a topografia subaquática e também conferir espécies ameaçadas, naufrágios, pontos de mergulho e vídeos sobre a vida marinha, entre outros dados. As informações são fornecidas por entidades como BBC Earth, National Geographic Society e Cousteau Ocean World.

Segundo o próprio Google: O Google Earth permite-lhe sobrevoar qualquer parte da Terra para visualizar imagens de satélite, mapas, relevo, edifícios 3D, desde as galáxias no espaço até aos vales submarinos. Poderá explorar conteúdo geográfico complexo, guardar os locais visitados e partilhá-los com outros utilizadores.

O site do programa Olhar Digital, da Rede TV, mostra um vídeo muito interessante sobre esse novo "brinquedo" do Google.

Agora, vamos pensar no profissional de planejamento estratégico trabalhando com o Google Earth; pois bem, o mais básico para uma ação dessas é você colocar o sistema em seu site como localizador de lojas físicas. Essa integração é gratuíta e segundo "entendedores de TI" muito simples de usar.

Mas será que na hora de planejar um site, uma ferramenta dessas só tem ESSA utilidade? Acredito que não! Talvez no planejamento do E-commerce da Casas Bahia seja necessário, uma vez que o consumidor tem a opção de comprar no site e retirar na loja mediante a senha.

Vamos supor que a sua empresa venda apenas pela web, o famoso e-commerce. Você oferece dezenas de produtos, certo? E se esse produto quebrar, onde as pessoas vão consertar? Oferça via Google Earth a localização de assistências técnicas próximas ao CEP do cliente (que ele deverá digitar no SEU site); ou talvez seja possível usar TAGs da sua marca para que as pessoas localizem sozinhas lojas físicas estando no sistema do Google e não no seu site - está ai uma oportunidade de divulgar seu endereço físico e CLARO, eletrônico.

Quando uma pessoa planeja realizar uma compra, ela pensa em várias vertentes, como: preço, marca, modelo, capacidade de uso, assistência técnica, especificações técnicas...e tudo isso deve ser pensado pelo planejamento da agência quando montar o site, por isso, idéias como Google Earth deve ser levadas em consideração em qualquer planejamento estratégico digital!

Eu recomendo baixar esse programa na web, o problema é você ficar tão viciado que esquece que no computador, a gente trabalha também...


"Quer participar da festa de lançamento do meu livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, em Abril? Faça como muitas pessoas, mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com e se cadastre. Enviarei um convite com maior prazer"

Abraços
Felipe Morais

Marcadores: , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial