segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Os profissionais mais procurados do mercado

Amigos.

Antes de inicar o post de hoje, quero fazer um agradecimento.
Esse mês - segundo o Google Analytics, o Blog bateu 379 visitas, sendo 264 visitas únicas, o quais ficaram em média 1 minuto lendo meus posts!

Por ser um blog totalmente focado em um assunto específico, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, assunto esse que ainda é muito novo no Brasil, eu acho que o desempenho está razoável; mas como um bom planejador, eu nunca estou satisfeito, logo, farei de tudo para aumentar esse número no mês de fevereiro.

Já estou pensando o que vou planejar para esse mês e pretendo em breve escrever mais alguns artigos.

O post que eu publico hoje, é de uma matéria do Portal Administradores, onde são publicados quais os cargos mais buscados nas empresas, mesmo em tempos de crise.

Segundo Pedro Amaral Dinkhuysen, diretor do Grupo Foco: "No ano passado, eram buscadas pessoas ligadas à venda e marketing. Elas continuam sendo bastante procuradas, mas, com a crise, há uma mudança no humor das empresas e áreas que não eram foco, como tributária, jurídica e controladoria, passam a ser foco".

O portal publicou a lista dos 10 mais procurados pelo mercado:

Diretor financeiro: Procurados porque são especialistas em gerenciar riscos;

Diretor tributário: Bons profissionais podem trazer retornos consideráveis para a empresa;

Profissionais da área jurídica: Estão evitando perdas das empresas com processos;

Controller (controladoria): ligado à gestão de back office (associado aos departamentos administrativos de uma empresa, departamentos que mantêm nenhum ou muito pouco contato com os cliente);

Diretor de RH (recursos humanos): para buscar pessoas com experiência, capazes de lidar com o momento de crise, e para encontrar maneiras de reter e atrair talentos;

Vendas/Marketing: o mercado para esses profissionais continua aquecido, apesar de ter perdido espaço;

Supply Chain (responsável pelo desenvolvimento de produtos): esse profissional reduz preços e traz retorno para a empresa;

Área de TI (tecnologia da informação): hoje esse profissional está mais estratégico e também traz retornos para a empresa;

Analista de risco de bancos: para que as instituições possam atuar com mais segurança frente à crise;

Engenharia: vai estar aquecido, mas com desaceleração. Foco em engenharia pesada, por causa dos investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Se você se encaixa em um desses perfis, não perca tempo! Atualize o seu Curriculum e dispare para as empresas - isso se você está desempregado ou querendo mudar de "áres".

Na coluna da DIREITA desse Blog, há links para sites/blogs que diariamente recebem vagas de emprego nas áreas de comunicação, marketing, administração, propaganda entre outras vagas.

Mesmo em tempos de crise, as empresas precisam de profissionais. Claro que em um departamento onde antes havia 4 pessoas, hoje tem 1 ou 2 acumulando funções, mas se esses ficaram é porque são bons, preparados e as empresas confiam, mas mesmo assim é sempre bom ficar de olhos abertos e preparados, pois hoje se inicia o mês de fevereiro e segundo analistas será um dos piores meses da crise... mas acredito que em abril/maio a crise vá dar uma amenisada, as pessoas vão voltar a comprar, o mercado a produzir e assim contratar. Ao menos, as empresas estão planejando isso.

Hoje ouvindo a Rádio Jovem Pan, foi noticiado que as fabricantes de chocolate estão planejando contratar mais funcionários temporários para 2009 do que contrataram em 2008. Isso já é um bom sinal. Assistindo ao Bom Dia Brasil - da Rede Globo - , vi o presidente da Renault-Nissan, Carlos Ghosn (que apesar do sotaque é Brasileiro) dizendo que para o mercado automiobilístico - um dos mais afetados pela crise - Brasil e China são os principais países para salvar o setor da crise, para isso, estão sendo planejadas ações e contratações para 2009.

"Quer participar da festa de lançamento do meu livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, em Abril? Faça como muitas pessoas, mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com e se cadastre. Enviarei um convite com maior prazer"

Abraços
Felipe Morais

Marcadores: , , ,

3 Comentários:

Às 2 de fevereiro de 2009 às 07:59 , Blogger Branding Interativo disse...

Saudações!

Começamos a pouco tempo com o Branding, que é um projeto essencialmente universitário. Estamos trabalhando agora, na construção de uma rede de blos e sites parceiros. Parceria feita? Aguardamos o retorno.

Fica na Paz.

 
Às 4 de fevereiro de 2009 às 08:58 , Blogger Raul Tialuso disse...

Parabéns pela audiência...

E pelo blog.

abs
Raul T.
-----------------------------
http://www.soluttia.com.br

 
Às 6 de fevereiro de 2009 às 16:38 , Anonymous Anônimo disse...

Olá Felipe,
Acompanho seu blog via feeds há um bom tempo e tenho uma sugestão para você.
Como você mesmo disse, o tema ainda é novo e tem muito a crescer. Mesmo eu estando fora do mercado (infelizmente) este assunto muito me interessa, mas para interessar a muito mais pessoas você tem que tornar o seu assunto relevante para mais segmentos além do executivo corporativo. Adaptar o tema para pequenos negócios e empreendedores em geral eu acho que aumentará a sua audiência.

[]'s!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial