quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Tecnologias que vão impactar o Mobile até 2010

Amigos.

Esse blog visa abordar sempre novidades do mundo do marketing digital, afinal, é um planner digital escrevendo para interessados no assunto.

Sei que um dos principais assuntos do momento é pouco abordado aqui, se refere ao MOBILE MARKETING, algo que está em franco crescimento no país, prova disso é o sucesso da empresa de Leonardo Xavier, a PontoMobi e suas mais de 100 campanhas em pouco mais de um ano de existência.

Mas hoje vou falar desse assunto, que infelizmente é totalmente desconhecido para diversos anunciantes, entretanto há muitos planejadores estratégicos que estão estudando esse assunto a fundo. Como eu por exemplo.

Eu abordo muito desse tema em meu livro: Planejamento Estratégico Digital, que será lançado em Abril.

Uma pena que "quem paga a conta" não entenda do poder dessa mídia, pois com mais de 150 milhões de celulares ativos no Brasil, com uma população de 190 milhões, o celular é um grande potencial de comunicação 1-to-1, altamente personalizada e com taxas de retorno acima de 10% (ou seja, a cada 100 mensagens, 10 geram interação)

Qual outra mídia gera isso? O Banner tem uma taxa de 0,4%, ou seja, a cada 1.000 impressões, 4 geram interação!

Recentemente o grupo de pesquisa Gartner, um dos mais respeitados grupos de pesquisa do mundo no ramo de tecnologias, publicou uma pesquisa sobre as novidades do Mobile para os próximos 10 anos. Essa pesquisa foi publicada no site MobilePedia (publicação digital da agência F.Biz, uma das melhores do país). Acredito ser de grande interesse a todos, por isso, vou republicar aqui a matéria, mas como sempre dando meus comentários.

O grupo de pesquisa Gartner apresentou oito tecnologias que vão impactar a indústria mobile nos próximos dois anos:

Bluetooth 3.0: A nova tecnologia será lançada este ano, porém só chegará realmente no mercado a partir de 2010. Permitirá que a transferência de arquivo seja mais rápida do que é atualmente. Além disso, terá suporte para três tecnologias: o Bluetooth clássico, Wi-Fi e ultrabanda larga (wideband-UWB).
Essa tecnologia será um grande ganho para aumento de campanhas de Bluetooh. Eu acredito serem campanhas bem interessantes, pois levam ao usuário um conteúdo que ele seleciona para receber. Caso ele não goste do que recebeu, ele pode deletar, mas se gostou fica guardado em seu aparelho e ele pode repassar a outras pessoas. Engajamento total!!!

Near Field Communication (NFC): Essa tecnologia já vem sendo usada em diversos países, mas em alguns deles, como nos EUA, ela ainda está apenas começando.

Interface: A partir de 2009 o foco será em usabilidade - tornar as interfaces mais acessíveis á web móvel, além de permitir o melhor desempenho de aplicativos mobile.
Levar para o mundo Mobile o que há algum tempo se discute no mundo dos sites. Quanto mais fácil e prazeroso o sistema, mais tempo o usuário permanecerá dentro da URL.

Localização: Essa tecnologia será essencial para permitir que novos serviços sejam realizados. Com ela haverá um avanço em serviços, como as redes sociais, o que permitirá ao usuário saber onde seu contato está.
O uso do GPS integrado ao celular é uma realidade excelente. Eu por exemplo, tenho um Nokia N95 8 Gigas, mas nem uso o sistema da Nokia. Uso o Google Maps, acho mais fácil e prático, entretanto por enquanto eu só o utilizo para localizar ruas. Acredito que em muito em breve eu possa usar para saber sobre um restaurante próximo onde estou. Há uma rede social chamada O Meu Cardápio, do meu amigo André Pinheiro, que pode facilmente ser integrada ao celular para esse tipo de ação. Aliás, essa é UMA DAS ações que podem ser feitos com os avanços da localização.

Banda Larga Móvel: Um dos serviços que mais se destacaram em 2008 devido aos preços atraentes oferecidos pelas operadoras será mais uma vez o grande destaque do ano. Espera-se que a qualidade do serviço melhore muito entre 2009 e 2010, o que atrairá mais usuários.
Assim espero!

Wi-Fi 802.11n: Esse novo padrão aumentará a taxa de transmissão de dados e permitirá uma melhor cobertura em algumas situações permitindo que a sua velocidade seja compatível com a velocidade da internet via cabo.
E ainda aguardamos o Wi-Max!!!

Display: Em 2009 e 2010 as novas tecnologias para displays terão um impacto no mercado, aumentando a vida útil da bateria e melhorando a qualidade da tela, permitindo o compartilhamento das imagens e informações de forma mais simples e fácil.

Web Móvel e Widgets: Crescerá como um meio de baixo custo para entregar aplicações simples para um grande número de dispositivos, além de permitir que os dados sejam acessados de qualquer lugar.
E viva os "presentinhos" das marcas!!!

Segundo o Gartner, as aplicações de web móvel continuarão sendo muito utilizadas em estratégias móveis para o relacionamento de empresas com o cliente.

Agora, como sempre, nos planejadores de comunicação digital, devemos rezar, acender velas para que os anunciantes começem a enxergar que 30" no Jornal Nacional (Rede Globo) não tem mais o mesmo impacto. É preciso abrir portas para as NOVAS MÍDIAS que estão ai, crescendo em novidades e acessos!!!

"Quer participar da festa de lançamento do meu livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, em Abril? Faça como muitas pessoas, mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com e se cadastre. Enviarei um convite com maior prazer"

Abraços
Felipe Morais

Marcadores: , , , , , , , ,

1 Comentários:

Às 26 de fevereiro de 2009 às 12:31 , Blogger Unknown disse...

Ótimas informações.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial