segunda-feira, 30 de março de 2009

Está com dúvidas? Yahoo! Respostas...

Amigos.

A Wikipedia foi um grande fenômeno da era WEB 2.0.
Jimmy Wales, o cérebro por trás da criação da Wikipedia é consciderado por muitos um dos maiores nomes da web 2.0 no mundo. E não é por menos, a Wikipedia é um dos sites mais visitados e conhecidos do mundo.

Seu sistema é bem simples. A Wikipedia é uma enciclopédia aberta. Ali há bilhares de termos onde as pessoas podem contribuir com a construção. Vamos a um exemplo: Eu vou na Wiki e incluo PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL como um novo termpo. Claro que não vou colocar apenas o termo, vou descrever o que significa o termo, podendo dar exemplos de cases, links de entrevistas, compra para o meu livro... enfim, uma quantidade de informações.

Feito isso, qualquer pessoa do mundo pode ir até a Wikipedia e completar algumas informações sobre o termo PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, ou qualquer outro, entretanto há diversos "olheiros" da Wikipedia no mundo buscando diariamente os termos para ver se não há nenhum problema ou nenhum "engraçadinho" que publicou ali alguma frase errada ou de conotação sexual.

A Wiki é um grande fenômeno, sem dúvida, porém no Brasil há um canal do Yahoo! - um dos principais portais do mundo e com grande acesso no país - que está superando a Wiki. Trata-se do YAHOO! RESPOSTAS, uma das primeiras ferramentas da web 2.0, criada pelo Yahoo! logo no início dessa febre e que tem um enorme sucesso. Eu mesmo já usei várias vezes em pesquisas com público alvo.

Segundo o site AdNews, os números do Y! Respostas realmente impressi0onam: Cerca de 5 milhões de perguntas, 35 milhões de respostas e uma base de mais de 5,5 milhões de usuários todos os meses. Está presente em mais de 25 países.

A categoria "Busca Social" onde incluem essas 2 ferramentas, medida pelo Ibope Nielsen Online, comprovou que o Y! superou a Wiki em acessos no Brasil. Lembrando que essas buscas são diferentes dos sistemas de Google, Yahoo Search, MSN Live Search entre outros.

Segundo comunicado do Yahoo!, o segmento estudado demonstra tendência crescente dos internautas de buscarem mais a troca de informação e de conteúdo gerado pelos próprios usuários.

Está ai mais um motivo grande para o crescimento dos Blogs!
Mas até quando vamos esperar que as empresas abram os olhos para a web 2.0?

"Quer participar da festa de lançamento do meu livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, em Abril? Faça como muitas pessoas, mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com e se cadastre. Enviarei um convite com maior prazer"

Abraços
Felipe Morais

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial