quinta-feira, 19 de março de 2009

Fusão nas pesquisas

Amigos.

Todo o planejamento estratégico, seja ele digital, de marketing, de vendas, de comunicação, enfim, seja ele qual for tem alguns fatores que são básicos a todos. Um deles, e um dos mais importantes, é o fator PESQUISA.

Sem uma pesquisa, os planners jamais saberão ao certo para onde uma marca vai. Aliás, sem pesquisa mal saberão o que é essa marca, quem são seus consumidores, concorrentes, seu posicionamento no mercado, produtos, parceiros, enfim, não se sabe nada.

É como eu pegar uma empresa da China, que deseja abrir um filial em São Paulo e começar a planejar ações de mídia sem nem ao menos saber o nome da empresa. Infelizmente, não tão radical como esse exemplo, mas isso acontece.

Agências de pequeno e médio porte dificilmente tem verba para realizar uma pesquisa para as marcas que trabalham; aliás as marcas são pequenas também e acham pesquisa um "dinheiro jogado fora". Há 15, 20 anos atrás não sei como essas agências trabalhavam, mas hoje sei que elas recorrem ao Google (Santo Google!!!). Sei pois já trabalhei em agências pequenas, de clientes pequenos e ele me salvou em várias vezes.

Enfim, a importância da pesquisa dentro do processo de planejamento, é tão importante quanto a gasolina para que o seu carro ande. Sem gasolina ele não sai do lugar. Sem pesquisa, o planner também não.

Essa introdução, a qual eu poderia passar diversos dias escrevendo, serve para falar de uma recente fusão entre 2 das maiores empresas de pesquisas customizadas do mundo: a TNS e a Research Internacional. A união das operações dessas duas empresas, além de provocar o monopólio do segmento, tem o objetivo de ser: "A maior empresa de pesquisa customizada do mundo". O que fatalmente será.

De acordo com o site do Meio&Mensagem: "A fusão faz parte de um processo de alinhamento estratégico para fortalecer as empresas e os serviços prestados pelo grupo. Isso porque combina o foco da Research International (pesquisa para produtos de consumo não-duráveis, qualitativa e de inovação) com o trabalho da TNS (grupo global de insights e informações de mercado)".

Toda a operação está sendo comandanda pelos CEOs das empresas, que esperam que com a junção das técnicas, tecnologia, portifólio de produtos, conhecimento de mercado, a nova operação possa: "Guiar o futuro da pesquisa de mercado e melhorar significativamente as informações e insights que provemos aos nossos clientes em ambas as esferas, local e global".

Nós, profissionais de planejamento só temos a ganhar com isso. Será necessário investir mais em pesquisas, mas os retornos aos clientes serão maiores. Aposto nisso!

"Quer participar da festa de lançamento do meu livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, em Abril? Faça como muitas pessoas, mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com e se cadastre. Enviarei um convite com maior prazer"

Abraços
Felipe Morais



Marcadores: , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial