segunda-feira, 9 de março de 2009

Nem o Gigante escapa da estagnação. Quem estagna, se estrumbica...

Amigos.

Sabem aqueles profissionais que acham que teoria de marketing é coisa para Philip Kotler vender livros? Então, infelizmente em alguns lugares são essas pessoas que comandam o marketing...

Publicitário, na grande maioria dos casos (eu não!! hehehehe) , já é uma pessoa com o "rei na barriga", àquelas pessoas que são capazes de tropeçar no chão, pois o nariz é tão empinado que mal conseguem olhar para a rua... e se essa pessoa chega a um cargo de diretoria de uma multinacional, o ego fica mais alto que o desemprego causado pela crise mundial.

Claro, que para uma pessoa chegar nesse cargo, ela merece: ela planejou a sua vida desde cedo. Para isso estudou muito, cursou as melhores faculdades, morou fora do país, fez pós, mestrado, MBA... trabalhou o dobro e se preparou o triplo. Ponto para ela, mas não esqueça do básico sobre o que se estudou.

Escrevo isso, pois muitas empresa, ou melhor, decisores das marcas acreditam que por serem líderes de mercado, as pessoas já vão consumir seus produtos: "já são meus clientes, logo vão continuar sendo" e acabam esquecendo de fazer um planejamento estratégico eficaz para reter esse cliente.

Muitas vezes um programa de relacionamento é o suficiente, desde que seja bem feito. Outras empresas, não pensam em planejar a área de tecnologia e acabam ficando para trás. Acabam perdendo mercado para empresas que apostam em um planejamento sério.

Alguns empresários acham que propaganda não funciona e retiram verbas de comunicação para comprar um apartamento novo na Riviera de São Lourenço, enfim, simplesmente acham que a inércia funciona na comunicação. Mas não funciona!!!

O planejamento da comunicação e marketing da empresa é importantíssimo. Analisar periodicamente - há quem diga diariamente - a concorrência é uma das armas para que o planejador possa entender o terreno no qual está pisando. E nesse terreno saber como e onde pisar para que a concorrência não o vença.

Mas parece que a marca mais valiosa do mundo, o Google, empresa que eu sou grande fã e sempre comento aqui no blog não pensa assim.

Segundo o site AdNews, uma pesquisa da ComScore, mostra que o Google vem perdendo espaço nas buscas nos EUA. Claro que o gigante da web continua líder, com quase o monopólio das buscas, mas está começando a perder terreno e com isso dinheiro. As luzes já devem estar acessas no departamento de marketing da empresa.

Em porcentagem, a queda representou apenas 0,5%, pouco, mas segundo o AdNews, os números são bem grandes para mostrar que 0,5% é um número considerável: Embora continue em uma folgada liderança, com 63% de participação entre 13,5 bilhões de buscas online feitas pelos norte-americanos em janeiro, o Google perdeu espaço sobre os 63,5% que detinha em dezembro de 2008.

Ou seja, 0,5% representa algo em torno de 675 milhões de buscas. Se o Google perder um centávo de dólar por cada busca, dá para se ter idéia do tamanho do prejuízo que a empresa pode tomar?

Ao que parece, os 0,5% que usavam o Google migragram para o Yahoo!, pois segundo a pesquisa: O Yahoo!, em segundo lugar, ganhou 0.5 ponto de participação sobre dezembro - acima da média de 0.1 a 0.2 pontos porcentuais ao mês desde agosto de 2008 - passando a deter 21% das buscas na internet dos EUA.O Google foi a plataforma de 8,5 bilhões de buscas no mês passado, enquanto o Yahoo registrou com 2,8 bilhões.

Não querendo "puxar a sardinha" para o meu lado, de profissional de planejamento estratégico, mesmo porque hoje eu abordei uma empresa de web e não como um planejador trabalha a web - que é a minha verdadeira praia - mas uma empresa que não aposta em planejamento, sendo o Google ou a "Oficina do Pacheco" (referência a SENSACIONAL propaganda da JetOil dos Postos Ipiranga) dificilmente não perde terreno para a concorrência, pois se você não faz planejamento, seu concorrente faz!

"Quer participar da festa de lançamento do meu livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, em Abril? Faça como muitas pessoas, mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com e se cadastre. Enviarei um convite com maior prazer"

Abraços
Felipe Morais

Marcadores: , , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial