segunda-feira, 4 de maio de 2009

Redes Sociais funcionam?

Amigos.

Como sempre, no 1o post de cada mês eu falo sobre os acessos do blog no mês passado, sem deixar, claro, de agradecer a todos os meus leitores; sei que muitos acessos não são contabilizados, pois são feitos via RSS, mas mesmo assim agradeço.

Mas vou usar o exemplo do meu blog, para falar sobre Redes Sociais, um termo que está sendo muito usado, muito debatido, mas como sempre, apenas as marcas ainda não abriram os olhos para isso.

De fato, em Abril eu começei a participar de Redes Sociais como Weebes, (grupo de e-mail de discussão sobre o mercado digital) HHMonline e Abradi. Criei minha conta no Twitter e diariamente publico os títulos dos posts nessas redes e também no meu perfil do Facebook. Ainda uso as comunidades do Orkut para divulgar os posts mais interessantes e na comunidade do Clube do Marketing Digital. Ainda tenho um material sobre a Geração Conectado, postado no Slide Share que tem o endereço do Blog com 243 acessos em pouco mais de 1 mês.

Recentemente criei a comunidade de Planejamento Estratégico Digital na rede Ning e já tinha 2 comunidades de mesmo nome no Facebook (115 membros) e Orkut (apenas eu).

Enfim, essa ampla divulgação me apresentou o recorde de acessos ao Blog, chegando em Abril a 762 visitas, frente ao recorde anterior, o mês de março com 685 visitas, aumentando 11,24% em relação ao mês anterior; em 28 de Abril, graças ao Post "Porque o Banner tem que ser clicável" obtive 65 visitas apenas nesse dia. Recorde do Blog até hoje.

O sucesso desse post foi tamanho, com 3 comentários no blog e mais algumas interações nas Redes Sociais que participo, além das discussões por e-mail, logo esse mesmo post vai virar um artigo no site Webinsider ainda no mês de Maio, segundo Vicente Tardin, editor-chefe do site.

Isso mostra como ações em Redes Sociais dão resultados, desde que sejam focadas e a marca (no caso, a marca Blog do Planejamento) tenha conteúdo!

Em fevereiro de 2009, sem nenhuma ação em nenhuma Rede Social, nem mesmo incluindo os posts no meu perfil de Facebook, apenas incluindo um ou outro post no meu nickname do MSN, o blog atingiu 361 visitas, sendo que apenas um post, sobre Mobile Marketing, gerou 51 visitas, entretanto a média diária era de 12 acessos/dia.


Em Abril, 2 meses depois, o número de acessos foi de 762, com média de 25 acessos/dia; o aumento de acessos foi de 111,08% em apenas 2 meses! E esse aumento só não é maior, porque nos finais de semana e feriados os acessos caem de 25 para 5 ou 6 acessos/dia, o que mostra que por ser um blog altamente focado em um mercado, as pessoas só tem o hábito de ler na hora do trabalho.

Bom, se para o meu blog, que possui um assunto super segmentado, para um público - ainda - restrito, que são profissionais que trabalham com planejamento, marketing, comunicação e mídia digital os resultados foram muito bons, imagina para uma grande marca como seria?

Por exemplo, participo de 2 comunidades no Orkut: Profissionais de Marketing e Planejamento Estratégico. Ambas possuem hoje cerca de 10 mil membros cada uma, porém são profissionais de diversas áreas do marketing e não apenas do mundo digital.

Um post lá pode gerar alguns acessos ao meu blog, entretanto para uma comunidade como "Eu amo a PT Cruiser" qualquer post que se coloque lá, que aborde o carro, terá uma quantidade enorme de clicks, mesmo que a comunidade tenha apenas 1.174 membros; ou seja, mesmo que uma comunidade enha 10 mil e a outra 1 mil membros, se o assunto for focado e de qualidade vale mais a pena uma ação nos 1mil do que nos 10 mil, a probabilidade de acessos na comunidade de 1 mil é maior que na de 10 mil, mesmo que uma tenha 10 vezes mais pessoas que a outra.


Marcas, abram os olhos para a nova realidade. Internet não é apenas banner clicável. Ela é muito mais do que isso!!!

"Quer participar da festa de lançamento do meu livro: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL, em MAIO? Faça como muitas pessoas, mande um e-mail para felipemorais2309@gmail.com e se cadastre.Enviarei um convite com maior prazer"

Abraços
Felipe Morais

Marcadores: , , , , , , ,

3 Comentários:

Às 4 de maio de 2009 às 06:00 , Anonymous Anônimo disse...

É isso aí Felipe, na internet não tem esse papo de só prometer não.

As redes sociais se provam a cada dia como uma nova forma de mídia,e cabe a nós planejadores, entendê-las e pensar como podemos aproveitá-las da melhor maneira.

Vale dizer que a "qualidade"do retorno se dá de acordo com a relação do produto/serviço com o tema da comunidade.

Lembro de um job que eu planejei mas que acabou não acontecendo, que era pra uma empresa de livros temáticos. Eles tinham uma série de títulos focados em automóveis e eu planejei uma ação super simples, mas que na minha visão, daria uma relação custo/benefício incrível.

Queria desenvolver um hotsite de vendas (e-commerè +televendas) e criar um perfil no orkut. Esse perfil iria ser um "vendedor" que ofereceria, por exemplo na comunidade "Eu amo a Ferrari" os livros relacionados a marca.

Boa sorte com o blog!

 
Às 30 de abril de 2016 às 20:54 , Anonymous Mestre Search disse...

Boa felipe
continua escrevendo!!

 
Às 30 de abril de 2016 às 20:55 , Blogger Unknown disse...

Melhor ferramenta de seo
Rank Monitor

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial