quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Tecnisa faz mais um ponto na web

Amigos.

Se tem uma marca que sabe trabalhar muito bem os potenciais da web, essa marca é a Tecnisa. O marketing, comandado pelo grande Romeo Busarello, é digno de modelo para muitas empresas, mesmo aquelas que não são do segmento imobiliário. Para busarello, na web "Inovar não é preciso. Quando se repete as coisas, você tem precisão no resultado. Inovar requer ousadia”

Cerca de 27% do faturamento da Tecnisa vem das ações pela web, algo que gira em torno de 30 milhões de reais ano; recentemente - e eu até escrevi sobre isso em um artigo no CHMKT - a empresa vendeu um apartamento pelo Twitter no valor de 500 mil reais; em 2008 a Tecnisa comprou a palavra "gravidaz" (isso mesmo com "Z") e vendeu um apartamento às 2h da manhã de 380 mil; Lembrando que até no Second Life, no boom do software em 2006/2007, a Tecnisa vendeu 2 unidades de apartamento, investindo 35 mil na construção da presença da marca no ambiente.

Um amigo, Marcelo Trevisani, um dos maiores especialistas em e-branding no Brasil, fez seu trabalho de MBA em Branding recentemente e estudou o Case Tecnisa; ele me passou diversas informações interessantes pela marca e já me dispertou o interesse de fazer algum estudo de case para alguma faculdade sobre a Tecnisa; vamos ver se ano que vem isso acontece.

Depois disso, ainda há novidades sobre a marca? Sim, sempre há... o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL da marca é muito bom, e como um dos pilares do planejamento é analisar tendências, a equipe de Busarello fez bem esse trabalho e apoiados no conceito, analisaram o Starbucks Idea e aplicaram ao seu negócio; a novidade da Tecnisa, é que ela lançará um portal altamente colaborativo onde os próprios usuários vão dizer o que desejam nos apartamentos.

A idéia da Starbucks motivou a Dell e Fiat a lançarem projetos similares; a Ideastorm da Dell e o Fiat Mio; no caso da Fiat, o site já recebeu mais de 6 mil sugestões de como as pessoas querem o seu carro e futuramente a Fiat lançará o primeiro carro nacional produzido com a ajuda efetiva do consumidor. No caso da Starbucks, entre as mais de 76 mil sugestões do mundo inteiro, 300 já estão aplicadas nas lojas.

Segundo o Portal Mundo do Marketing, Busarello afirma que a idéia do Portal de idéias já não é mais tão embrionária: "Fizemos um teste no Orkut e o resultado foi muito bom. O internauta brasileiro é muito influenciador. Ele colabora, articula, critica. Quando você acha que tem resposta para tudo, vem o cliente e muda a pergunta. Você faz, faz, e às vezes o cliente não está satisfeito”.

São clientes com essa mentalidade que precisamos cada vez mais dirigindo as marcas!

Se você quiser ler a matéria na íntegra, clique aqui

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Abraços
Felipe Morais (@plannerfelipe)




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