quarta-feira, 25 de novembro de 2009

OMO nas Redes Sociais

Amigos.

Como sabem, esse é um blog sobre comunicação e marketing digital, onde procuro escrever sobre os temas e o que acontece nesse mercado em franca expansão; um dos assuntos que tenho certa dificuldade em achar são cases interessantes do mercado, isso é sempre bom para usarmos como base e as vezes referência de idéias; em alguns casos é interessante ter esse material para defender alguns planejamentos mostrando que algumas empresas fizeram ações similares as que planejamos com sucesso. Isso costuma empolgar os gestores das marcas.

A pedido do meu colega, Ernani Rocha, da conceituada agência F.Biz, estou publicando hoje o release de uma ação que a agência fez para o sabão em pó OMO nas Redes Sociais; é interessante mostrar que produtos como sabão em pó podem também estar nas Redes, aliás, qualquer produto pode estar nas Redes, desde que o trabalho seja bem feito, como foi esse caso.

" A fim de se relacionar com seus consumidores, a OMO identificou um post de uma futura mamãe que está documentando toda sua gestação em um blog. O post era sobre qual o melhor sabão em pó para lavar as roupinhas do bebê. Diversas pessoas opinaram sobre algumas marcas que ela deveria usar.

Imediatamente a OMO entrou em contato com a agência F.Biz, que preparou um kit do OMO Baby para ser enviada a dona do Blog, Aline Bretas. O kit continha uma caixa do sabão em pó OMO Baby, um cartão personalizado e no remetente do envelope apenas F.biz.


O resultado veio alguns dias depois, a Aline fez um post espontâneo e alegre comentando o presente que ganhou da OMO e F.biz. O mais interessante no texto dela é que ela confessou que acabou comprando o sabão em pó da concorrente que era mais caro e que não tinha gostado 100% do produto, pois ela queria cheirinho de bebê nas roupas. Ao receber o produto e testar, ela adorou e optou por OMO Baby a partir de então.


Acreditamos que ações simples e surpreendentes tornem os consumidores que nunca receberam nenhum tipo de atenção, pessoas mais felizes e, principalmente, engajadas com as marcas que detectam suas necessidades e às tratam bem. Por acreditarmos nisso, decidimos compartilhar essa simples ação com você.


Além disso, as marcas estão ouvindo mais seus consumidores antes de tomar atitudes. A parte de diagnosticar oportunidades nas redes se torna mais importante no planejamento de ações do que simplesmente "estar lá'.


Abaixo segue o post que foi identificado pelo cliente e o post sobre o kit que enviamos.

http://vivoesinto.blogspot.com/2009/10/omo-baby-ou-roma-ou-outro-sabao.html

http://vivoesinto.blogspot.com/2009/11/presentes-omo-baby.html


São ativações como essa que geram um grande "burburinho" para as marcas. Seria bom se pudéssemos presentear diversos blogueiros com nossos produtos a fim de que eles fizessem o que Aline fez, mas esse é um terreno que ainda estamos aprendendo a mexer, mesmo assim, parabéns a F.Biz e ao OMO que com uma ação simples e rápida, gerou um fator positivo nas Redes e isso será muito benéfico para a marca.

Já está a venda o meu livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL pela Ed Brasport. Adquira já o seu!

Participe da 1a rede para Planners Digitais (pedigital.ning.com)

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

Marcadores: , , , , ,

2 Comentários:

Às 25 de novembro de 2009 às 05:21 , Blogger Shanchi disse...

Parabéns pelo post, e parabéns principalmente pelo incentivo de fazer com que às empresas saibam mais sobre seus consumidores.

 
Às 25 de novembro de 2009 às 17:14 , Anonymous Anônimo disse...

Atualmente essa é uma prática muito utilizada por todas as marcas. O blogueiro torno-se o centro de muitas ações, vemos a maioria das marcas que estão entrando nas redes sociais enviando presentes aos blogueiros para gerar comentários espontâneos. Nada novo.... mas acho legal compartilhar com algumas pessoas que ainda não conhecem esse tipo de abordagem para gerar divulgação espontânea.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial