quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Web é estratégica para vendas

Amigos.

Recentemente me tornei amigo de um cara sensacional chamado Carlos Rocha, que me achou graças a esse Blog. O Carlos, é de Fortaleza CE (mora "mal" né? hehehehe) e trabalha com estruturação de projetos imobiliários e assim como eu é um grande fã Internet e cursos.

Começamos a conversar por e-mail e Carlos me disse sobre a sua atuação no mercado imobiliário e ai achamos mais um ponto em comum, uma vez que eu quero muito entrar nesse mercado em 2010, pois na minha avaliação é o mercado que mais vai crescer no mundo digital. Acredito que os PLANEJAMENTOS ESTRATÉGICOS DIGITAIS que serão feitos para esse mercado tem tudo para serem altamente eficientes, lembrando sempre que presença digital é algo importante nesse processo de planejamento.


O Carlos faz um trabalho muito interessante de clipping sobre o crescimento do mercado imobiliário no Brasil e dispara a um seleto grupo de pessoas, dentre os quais agora eu faço parte. Por isso, estamos sempre que possivel trocando informações sobre o mercado e uma delas, eu achei extremamente relevante para colocar aqui no Blog, pois aborda a importância da web no processo de compra de um imóvel; cerca de 30% das vendas das maiores incorporadoras vem de contato online, bom, eu já sabia que a Tecnisa tinha esse índice, pois sou fã do trabalho deles na web, mas não sabia que o mercado inteiro era assim.

Segue o texto do clipping que meu amigo Carlos me mandou e que desejo repassar a vocês:

Números do setor mostram que 30% das vendas feitas pelas maiores incorporadoras são decorrentes do contato online


Há vários dados que indicam que este ano o mercado imobiliário vai continuar em ritmo de crescimento e, de quebra, destinar mais verbas para a publicidade. O Secovi (Sindicato da Habitação), por exemplo, prevê um aumento de 10% a 15% no número de lançamentos em 2010.


Embora o jornal seja a mídia mais utilizada para anunciar empreendimentos, os meios digitais também estão se beneficiando da boa maré. A relevância da mídia digital cresce à medida que as pessoas passam a procurar mais imóveis para comprar ou alugar na internet. Números do setor dão conta de que 30% dos negócios fechados pelas maiores empresas do ramo são decorrentes de um atendimento que começou no ambiente online, via chat ou e-mail.

Outro indicativo é a reformulação cada vez maior dos sites de incorporadoras, imobiliárias, lançamento de sites especializados e a utilização de novas ferramentas como Bluetooth em campanhas promocionais. Na agência digital Enken, 30% do faturamento é proveniente dos trabalhos para o setor imobiliário.


No segundo semestre do ano passado, a agência venceu concorrência e assumiu a conta digital da Gafisa, uma das maiores incorporadoras e construtoras do País, com verba para compra de mídia online estimada em R$ 4 milhões: “A Gafisa não tinha despertado para o mundo online, tinha um trabalho mais institucional. Agora estão com novo projeto, bem mais agressivo, envolvendo vários fornecedores e parceiros”, contou David Reck, diretor da Enken.


Mais fácil de navegar, o novo site da Gafisa agora tem até vídeo com a garota-propaganda da marca, a top Gisele Bündchen, que convida o internauta a clicar nas páginas do site.


“A internet é o canal de vendas que mais cresce no setor de construção”, observou Vinícius Tsugi, gerente de projetos da Direct Performance, consultoria de business intelligence e web analytics com foco em marketing digital. O executivo diz que para ter efetividade no meio digital o site de imóveis tem que trazer informação de forma organizada e imediata. Ele cita o caso do site da MaxCasa, que foi reformulado após avaliação da Direct.

“O site não dava detalhes do imóvel, era mais lento. Quando foi alterado, ficou mais leve, mais simples, com mais fotos dos imóveis, menos animação e mais informação, isso trouxe mudança de resultado rápido e redução de custos da ordem de 30%”, disse Tsugi.


Daniel Mendes, diretor da agência Fluída, diz que uma tendência verificada no mercado imobiliário é a utilização de Bluetooth marketing. Ele cita o case de uma campanha realizada no ano passado para uma construtora com foco na classe C. “Embora 90% dos celulares no Brasil sejam pré-pagos, na maioria dos casos os celulares possuem tecnologias avançadas”, disse. Na ocasião da campanha, uma promotora ativava as pessoas enviando mensagem via Bluetooth, com animação do imóvel. “O brasileiro é bastante receptivo a tecnologias e interagiu bem com a ação”, destacou Mendes.

Em meio à forte concorrência dos sites Zap (do Grupo Estado) e Imóvel Web, mais um site especializado é lançado. Trata-se do TiqueImóveis, resultado da parceria de um grupo de investidores e que tem como proposta se tornar referência entre os portais de imóveis.


Luciano Franklin, ceo do TiqueImóveis, ressalta que um dos diferenciais do novo portal é a ênfase à tecnologia. “Temos equipe própria de fotógrafos e cinegrafistas. Procuramos reunir o que há de melhor em tecnologia no mundo para formar um portal de última geração”, falou ele.


A meta do TiqueImóveis é ousada. “Objetivo é ocupar o segundo lugar no ranking de audiência, número de anunciantes e resultado, nos próximos meses”, disse Franklin. “Alguns milhões foram e serão investidos para que isso aconteça”.

O executivo destaca que todos os anúncios, obrigatoriamente, têm de ter fotos. O site também oferece o virtual tour 360o pelo imóvel e plantas dos imóveis. “A informação que temos é de que 80% das pessoas que estão comprando ou alugando imóveis não saem de casa sem antes fazer uma pesquisa na internet”, comentou Franklin.

Ainda ressalto a participação do grupo ZL Imóvel, de um outro amigo, o Marcel Toledo que possui os sites ZL Imovel, ZN Imóvel e ZO Imóvel que são bastante interessantes, ainda mais pelo destaque que tem como sites altamente relevantes e bem posicionados no Google.

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Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

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1 Comentários:

Às 6 de fevereiro de 2019 às 05:15 , Anonymous Duda Somelier disse...

Muito obrigado! Bastante instrutivo este artigo!

Apartamento no tatuapé

 

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