terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Jovem Pan X Rede Globo

Amigos

Me lembro quando criança de acordar cedo para ir a escola ouvindo a música da Rádio Jovem Pan. Meu pai ouvia (aliás ouve até hoje) todas as manhãs as notícias do jornal da emissora, confesso que tinha um certo temor da música pois sabia que quando eu a ouvia era para ir para a escola, algo que não gostava muito (fui daqueles alunos que só ia para a escola para jogar bola e xavecar as meninas), principalmente porque ir a escola era sinônimo de acordar cedo, algo que até hoje não está na minha lista de prioridades, mas, como Deus ajuda quem cedo madruga, acordo cedo todos os dias...

Esse costume passou para mim, e hoje, vou ouvindo o Jornal da Jovem Pan todos os dias pela manhã a caminho da agência e gosto bastante, ainda pego o começo do Jornal de Serviços com Oliveira Andrade, que também é muito bom.

Mas desde o começo do ano tenho acompanhado a briga que a Jovem Pan iniciou contra a Rede Globo e desde já afirmo estar 100% ao lado da emissora de rádio.

A Rede Globo, com todo o seu poder de audiência vem acabando com a sociedade brasileira mostrando em suas novelas e BBBs como a vida tem que ser fútil e onde só se dá bem os que mentem.

Infelizmente, estamos em um país onde a grande população é ignorante (no sentido de não ter conhecimento, cultura) e que vê na novela um modelo de vida que deseja para si, logo, a Rede Globo terá cada vez mais audiência, cada vez mais anunciantes e cada vez mais vai dominar a comunicação no Brasil. Quem não queria morar em uma mansão com piscina e quadra de tênis, ter várias empregadas (umas com corpos esculturais), andar de Jaguar, Iate, BMW, jatinho particular e não trabalhar para isso.

Enfoco nesse poder da Globo, pois foi exatamente por isso que a briga entre as emissoras começou. Como sabem, todos os campeonatos de futebol do Brasil e exterior (Libertadores, Mundial, Copa do Mundo...) quem detém os direitos de transmissão é a Globo. Ela compra os direitos por milhões de reais junto a CBF e ela quem manda.

Coloca o jogo a hora que ela quer, passa o jogo que ela quer e não adianta ninguém falar contra, ela pagou, tem esse direito. Depois, a Globo vende patrocínios do futebol e comerciais de 30" durante as transmissões e lucra o dobro ou o triplo do que pagou a CBF. Por mais que a Globo tenha seus defeitos, não podemos negar que eles sabem - e muito bem - ganhar dinheiro; prova disso é que a cada ano o Ibope da poderosa diminui e eles conseguem vender publicidade mais cara!

Rápida explicação. Quando uma agência compra mídia na TV, compra um termo chamadoGRP. O GRP é um cálculo simples resultado do Ibope X inserções (um comercial de 30") no programa, ou seja, se o Ibope da Novela das 20h mostra 40 pontos e a agência comprar 5 inserções, significa que ela comprará 200 GRPs.

O que ocorre hoje é que uma inserção na novela custa algo em torno de 400 mil reais, ou seja, paga-se 400 mil reais por 30 segundos no intervalo da novela, porém, a novela tem dado 35 pontos de média e o ano passado dava 40, entretanto no ano passado a inserção custava 350 mil (em Abril e Outubro a Rede Globo aumenta em 8 a 10% o valor da sua tabela de compra de mídia), ou seja, os anunciantes estão pagando MAIS por MENOS. Sim, a Globo sabe e muito bem, ganhar dinheiro.

Graças a sua grade, onde a novela e o BBB são super importantes, pois ao lado do Jornal Nacional, são as maiores fontes de receita da emissora, os jogos de futebol começam às 22h, um total desrespeito ao torcedor que para assistir seu time no estádio acaba chegando em casa por volta da 1h da manhã, sendo que no dia seguinte, todos acordam cedo para ir trabalhar.

Esse já é um dos motivos para a Jovem Pan incomodar a Globo com seus comentários diários e entrevistas com torcedores reclamando sobre esse horário e desrespeito (tá ai mais uma prova de que as empresas não respeitam em NADA seus consumidores)

Ai pergungo a vocês, amigos leitores: Vai adiantar essa ação da JP???
Sinceramente, eu acho que não, mas dá brecha para que a JP, uma forte formadora de opinião, possa "meter o pau" na poderosa emissora carioca. E com total razão!

Outro fator, que na verdade foi o que acabou com a paciência da JP, foi o fato de que a poderosa emissora simplesmente proibiu qualquer jornalista (excessão aos dela, claro) de entrar no gramado de qualquer jogo do campeonato para entrevistar os jogadores, sob alegação de que "muitos jornalistas no gramado sujam/poluem a imagem da TV"... ou seja, os torcedores que estão ouvindo o jogo no rádio não podem saber NADA dos seus times antes de começar o jogo pois os repórteres da JP, Bandeirantes, CBN, Transamérica não podem entrevistar ninguém, ficam apenas comentando o que acham que vai acontecer, o que convenhamos é péssimo pois temos 2 ou 3 bons comentáristas de rádio...

Fico abismado que a ABERT ou qualquer outro órgão competente ainda não fez nada contra isso! Absurdo total! A Rede Globo está simplesmente voltando a censura, impedindo pessoas de trabalharem por um capricho e ninguém faz nada????

Isso sem contar na campanha ridícula e nojenta que estão fazendo para o tri-alteta Robinho, aquele que pedala, corre e NADA... voltar a seleção brasileira. Deixar de passar o clássico São Paulo X Palmeiras para passar Santos X Mirassol, só por causa do "Bobinho" é demais! Nada contra os times, mas não tem como comparar a importância, o número de torcedores de SPFC e Palmeiras contra do Santos e Mirassol... que aliás, lindo que o Bobinho não jogou nada, se escondeu em campo e deu vexame! Ouvir o Cléber Machado narrando jogo do Bobinho (ok, ele é Santista) é de dar nos nervos e embrulhar o estômago. Prefiro ouvir o Luciano do Vale, mesmo gagá (e outro puxa-saco do bobinho) a ver a poderosa.

Pois é amigos, por muito tempo ainda teremos que ver nas novelas que trair é o ideal, que não se chega ao poder sem mentir, passar a perna nas pessoas, que o sucesso é morar em uma bela casa e ter várias amantes, que namorados se separam e as escuras voltam para a cama, que irmãos brigam pela mesma mulher... isso sem falar claro, que hoje para se ter sucesso e dinheiro não se trabalha mais, não se faz uma faculdade ou uma pós.

Hoje para ser um sucesso você entra no BBB e pronto. Vem fama, dinheiro, glamour... e é isso que o povo ignorante do Brasil quer, infelizmente!

É assim que nossas crianças estão crescendo: para que trabalhar? Vou para a academia, fico com um corpãoe entro no BBB. Pronto, resolvo a minha vida.

Obrigado Rede Globo!

Já está a venda o meu livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL (Ed. Brasport). Adquira já o seu!

Participe da 1a rede para Planners Digitais

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

Marcadores: , , , , , , ,

8 Comentários:

Às 23 de fevereiro de 2010 às 06:19 , Anonymous Karol disse...

Faço das suas as minhas palavras Felipe. Toda mudança tem que ter um começo. Vou divulgar seu texto.

 
Às 23 de fevereiro de 2010 às 06:58 , Anonymous Mauricio R. Gouvea disse...

Eu acho engraçado que o torcedor reclame que o jogo começa as 22h e que fica muito complicado chegar em casa 1h da manhã. Se é tarde porque ele vai no estádio? É tão simples mudar isso.

Para de ir no estádio. Desliga a TV. Quero ver se a Globo não muda a grade da programação.

Não adianta só reclamar. O problema, como você mesmo citou, é que o povo tem um nível de instrução tão baixo que não consegue perceber o poder que tem de mudar as coisas.

abs

 
Às 23 de fevereiro de 2010 às 08:25 , Blogger Unknown disse...

Belo discurso, faz tempo que venho atacando a Globo e seu poder de manipulação. Vou colocar seu texto no meu Twitter.

 
Às 23 de fevereiro de 2010 às 15:27 , Blogger Camila GSS disse...

Essa questão da Globo x Futebol também me irrita muito Felipe, principalmente nos jogos a noite.

Imagina voltar do Maracanã depois de meia-noite em plena quart-feira só porque a Globo decidiu que deveria ser assim?

É uma falta de respeito com o torcedor. O pior é que depois eles se perguntam porque a população não vai mais aos estádios.

Beijos!

@camilagss

 
Às 23 de fevereiro de 2010 às 16:19 , Anonymous Thomaz S. Cia disse...

A manipulação da rede globo é demais! Ela sabe que é grande e tem poder de diserminação, bater de frente, muitos conseguem, pena que não conseguem levar adiante. O bom da internet é isso, disseminação em massa.

Concordo com seu texto, achei muito bom, parabéns, porém só depende de nós mesmos para alguma mudança aparecer.

 
Às 24 de fevereiro de 2010 às 05:27 , Blogger Gustavo Ramos disse...

"A Rede Globo, com todo o seu poder de audiência vem acabando com a sociedade brasileira mostrando em suas novelas e BBBs como a vida tem que ser fútil e onde só se dá bem os que mentem."

Que bom que mais gente pensa assim... achei que estivesse só. :)

Ótimo post Felipe!

Abs!
@gustavoramos

 
Às 2 de março de 2010 às 04:01 , Anonymous Anônimo disse...

Concordo com tudo que vc disse!! Principalmente em relação aos horários dos jogos no meio da semana qdo jovens, crianças e mulheres, tem que sair as ruas pra ir embora na madruga de gandes cidade como Rio de Janeiro, São Paulo, etc, que todos sabem são dominadas pelos traficantes. Eles falam muito o trafico, mas são os primeiros a colaborar.

Concordo que apanas a Jovem Pan na briga não vai dar em muito não, mas se as outras emissoras de tv e rádio entratem nessa briga, ai a rede globo vai se chamar rede globinho!!

 
Às 3 de março de 2010 às 14:55 , Anonymous Anônimo disse...

O problema é que as emissoras não sãounidas. Onde estão CBN, Bandeirantes e outras emissoras que também transmitem futebol? Não querem brigar, mas apenas serem favorecidas se o grito da jovempan for ouvido. Saiam do muro, emissoras ausentes! Afinal, o interesse é de todos.
Maria Aparecida

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial