terça-feira, 13 de abril de 2010

Twitter se rende a publicidade

Amigos.

Semana passada eu deixei um pouco de lado esse Blog pois a correria da nova agência foi fogo, estou passando por um momento de extrema felicidade profissional, com muitos novos projetos que em breve divulgarei por aqui, pelo Twitter (@plannerfelipe), Rede PEDigital, Facebook, Orkut, Grupos de Dicussão, enfim, em todos os meus pontos de contato.

Também deixei um espaço aqui para divulgar o curso da Integra que estou, junto com uma seleção de feras, ministrando aqui em São Paulo, aliás, por falar em curso, no próximo dia 19, darei um curso de PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL junto ao Escola de E-commerce, para os interessados, o link é: http://migre.me/w6V0

Mas deixando de lado os cursos de planejamento, um tema hoje chamou a atenção do mercado de comunicação digital, e claro, que esse blog não poderia deixar de comentar sobre o assunto, após estudar várias formas de ganhar dinheiro com mais de 35 milhões de pessoas, o Twitter -a febre atual da web - decidiu se render a publicidade.

Segundo o site da Revista Exame, no blog de Biz Stone co-fundador da ferramenta, ele explicou que "que haverá pouca interferência do conteúdo patrocinado no modo como a rede de microblogs vem funcionando. Em um primeiro momento, os posts publicitários aparecerão apenas nas páginas de resultados de buscas, sempre no topo. Essas mensagens, embora semelhantes a tweets comuns, serão identificados com uma etiqueta 'promoted' para indicar que está sendo exibido mediante pagamento." Os famosos "RTs" ou re-tweets estarão abertos, ou seja, quando uma marca comprar esses tweets pagos se uma pessoa recebê-los eles podem dar um RT a seus seguidores, o que pode gerar uma viralização muito interessante para a marca.

Ainda segundo a Exame, o microblog já teria fechado acordos comerciais com grandes empresas como: Best Buy, Red Bull, Sony Pictures e Starbucks. Sinceramente sinto falta de uma Pepsi, Coca-Cola ou Volkswagen nessa lista, mas como disse a reportagem, essa é uma primeira lista de anunciantes. Em breve, milhares de outros virão.

Segundo o site Adnews, apenas 10% dos usuários do microblog (algo em torno de 3,5 milhões de pessoas) receberão as propagandas, além disso, o microblog medirá a relevância dos anuncios e aqueles que não despertarem interesse não serão mais apresentados, o que na minha modesta opinião é algo muito bom e transparente para todas as partes: Anunciante, Veículo (Twitter) e consumidor.

O Adnews ainda nos relembra que "embora a plataforma tenha sido lançada como uma novidade, essa não é a primeira vez que uma ação de publicidade foi feita no microblog. A Microsoft foi a primeira empresa a investir em publicidade no Twitter. Em março do ano passo, a marca foi divulgada por uma caixinha retangular posicionada na coluna da direita do perfil do usuário. A diferença dessa ação para a nova investida do microblog é a criação de uma plataforma para a publicidade dentro do site".

Agora é esperar que empresas nacionais começem a explorar essa mídia e ofereça ao mercado brasileiro, pois tenho certeza que há vários profissionais de planejamento, mídia e marketing "babando" para serem os pioneiros no Brasil a investir no Microblog e ter seu nome, agência e cliente citado em vários veículos - de forma espontânea - como uma Revista Exame, Portal Meio e Mensagem ou Adnews.

Tenha certeza que eu e a Presença Digital estamos nessa fila!

Já está a venda o meu livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL (Ed. Brasport).
Adquira já o seu!


Participe da 1a rede para Planners Digitais

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

Marcadores: , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial