quarta-feira, 26 de maio de 2010

Impressões do FNEC

Amigos.

Na semana passada, estive presente no FNEC, Fórum Nacional de E-commerce; o evento contou com vários nomes do mercado entre eles Stello Tolda CEO do Mercado Livre no Brasil; Alexandre Umberti, diretor do E-bit e Cear Groh diretor da Saraiva;

Esse evento, foi promovido pela Arteccom, editora que publica revistas como Webdesign e TI Digital; aliás, aproveitando a deixa, na edição Junho da revista Webdesign sairá uma entrevista minha sobre Planejamento Estratégico Digital, entre outros assuntos, vou falar do meu livro e sobre o mercado atual.

Bom, como de praxe, em todos os eventos que vou eu repasso as minhas anotações aqui no Blog, dessa vez, vou fazer uma série onde em cada dia vou publicar minhas impressões de uma das palestras, seguindo a ordem do evento.

Para mim, foi muito bom ir nessa palestra, pois estou preparando um estudo sobre o mercado e novas tendências para o e-commerce, em breve esse estudo vai virar uma palestra, um curso e-learning e se tudo der certo um novo livro para 2011.

A primeira palestra, foi de Alexandre Umberti, onde ele falou do panorama do e-commerce no Brasil; depois, acabei trocando alguns e-mails com o Alexandre, que me deu algumas dicas de sites onde é possível pegar mais informações sobre o mercado de E-commerce no Brasil.

Palestra 01: Panorama do E-commerce, Tendências e Expectativas (Alexandre Umberti – E-bit)

- Cerca de 14% das vendas das lojas virtuais veem de e-mail marketing
- Em 2009, cerca de 27% da população mundial acessou a web; na América do Sul, foram 187 milhões de usuários, sendo 69 milhões no Brasil
- O Brasil é 4º em acessos a web em todo o planeta
- 58% dos americanos usam a web como principal fonte de informação, principalmente para compras
- Em 2010, serão transacionados cerca de 154 bilhões de dólares em compras online
- Nos últimos 8 anos (2002 – 2010) o e-commerce, no Brasil, cresceu 2.000%
- Penetração da web no Brasil em 2010 (Dados do TGI 11 mercados):
. 74% da classe AB; 38% da classe C
. 71% da faixa entre 12 a 19 anos; 52% faixa entre 20 a 34 anos; 38% da faixa de 35 a 44 anos
. 58% da população de Brasília; 48% São Paulo; 47% Curitiba; 46% Porto Alegre e Belo Horizonte
. 52% da população com renda de até 3 mil reais; 21% de 3 a 5 mil reais
- Eletrodomésticos e informática são os produtos mais comprados na web pelas classes mais baixas
- Eletrodomésticos e livros são os produtos mais comprados pelos e-consumidores (geral)
- Eletrodomésticos, livros, informática e eletrônicos são os produtos mais vendidos online
- 81% dos e-consumidores com renda acima de 5 mil reais mês usam cartão de crédito; 10% usam boletos e 2% cartões de loja
- 71% dos e-consumidores com renda até 3 mil reais mês usam cartão de crédito; 15% usam boletos e 2% cartões de loja
- E-consumidores com renda até 3 mil reais mensais tem o ticket médio de R$ 319,00
- E-consumidores com renda acima de 5 mil reais mensais tem o ticket médio de R$ 497,00
- No geral, o ticket médio da web é de R$ 386,00
- Em 2002 42% dos produtos vendidos na web eram DVDs e CDs. Hoje eles representam 4%.
- A crise de 2009 e a Copa do Mundo em 2010 fizeram com que o consumidor esperasse para comprar produtos de eletroeletrônicos, por isso, em 2009 houve uma pequena queda nas vendas desses produtos na web
- 62% das pessoas poucas vezes pesquisa na web e compram em loja física; 13% nunca usam; 11% fazem isso sempre
- 86% dos e-consumidores estão satisfeitos com as lojas virtuais, entretanto esse número varia muito, e os 2 principais fatores são: Atendimento e Entrega
- Entrega é o fator mais importante para uma loja virtual, é o fator de sucesso da loja; é necessário ter sempre um plano B, pois uma greve de Correios pode arranhar a imagem da loja
- Redes Sociais são a arma do e-consumidor. Troca de informações. Pessoas falando de produtos, marcas e lojas virtuais
- Lojas desconhecidas ou menores devem se aliar a selos de credibilidade para ganhar confiança do consumidor
- Estratégia social: Marcas e lojas precisam avaliar o que está sendo falado no mundo digital; não só monitorar como também agir!
- Case KitKat Jesus (www.kitkat-jesus.nl) conta a história de uma imagem de Jesus Cristo no Chocolate Kit Kat. Baseando no fenômeno de pessoas que afirmam ver o rosto de Jesus Cristo em vários objetos, a agência da marca em Amsterdã, resolveu lançar um e-mail com uma foto de um suposto consumidor que tinha visto a imagem de Jesus no chocolate. Um portal de notícias “caiu na pegadinha” e publicou a história, logo vários outros portais fizeram o mesmo e em poucos dias, a foto estava percorrendo o mundo inteiro com a suposta imagem, que cuidadosamente deixava aparecer a logomarca do produto, além de ter o nome do chocolate em todos os sites. Em 10 dias, haviam mais de 151 mil menções da história no Google.
- As coisas na web acontecem muito rápido. Hoje a comunicação está nas mãos do consumidor, cada vez mais ele tem esse poder
- Empresas que maltratam o consumidor estão fadadas a serem tema de comunidades e “twitadas”
- O interior do Brasil tem se mostrado uma região com altíssimo potencial de compras em lojas virtuais, mostrando a expansão do e-commerce dentro do país
- A maioria das pessoas que fazem compra online possuem banda larga
- 50% do faturamento do e-commerce vem dos 4 produtos mais vendidos: Eletrodomésticos, livros, informática e eletrônicos
- Tendência para crescimento do e-commerce: Nova geração vem com DNA Digital; Aumento do uso de cartão de crédito
- O tempo livre das pessoas está cada vez mais escasso, por isso, a comodidade da compra online vem sendo uma forte aliada
- A origem das compras em loja virtuais são: 25% dos buscadores; 14% de e-mail marketing; 22% de ações de marketing (banners, mídia TV, jornal, revistas); 10% digitando a URL; 15% de comparativos. A força da marca também é um fator importante para aumento das vendas

Links para mais informações:
Newsletter ebitInforma sobre e-commerce: http://www.ebitempresa.com.br/ebitinforma
Notícias e reportagens sobre comércio eletrônico: http://www.ebitempresa.com.br/ebitnamidia
Relatório semestral sobre e-commerce: http://www.webshoppers.com.br
Para ter a Pesquisa de Satisfação e-bit em loja virtual: http://www.ebit.com.br/convenio
Newsletter sobre o mercado e tendências de e-Business – EUA e Mundo: http://www.emarketer.com
e http://www.marketingvox.com

Já está a venda o meu livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL (Ed. Brasport). Adquira já o seu!

Participe da 1a rede para profissionais de planejamento digital

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

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1 Comentários:

Às 11 de junho de 2010 às 03:18 , Blogger Rafael de Souza disse...

Legal, vc fez um ótimo resumo da palestra, eu estive lá tbm mas não tive a oportunidade de anotar tudo bonitinho assim, sou consultor em marketing digital e essas informações são de grande valia para mim, obrigado por compartilhar
Rafael Faria de Souza

 

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