quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Brasil trocará Orkut por Facebook em 2011

Amigos.

DUVIDO!

O motivo do meu post de hoje, um dos últimos de 2010, foi expressar o porque eu duvido sobre a matéria postada no site Adnews. Para quem me acompanha nesse blog sabe que eu respeito e sigo o site há anos, é uma das minhas fontes de referência mais importantes, mas não preciso concordar 100% com o que dizem, certo?

Na verdade o estudo que o Adnews mostra é da respeitada empresa e.Life que atua no mercado de monitoramento de Redes Sociais há tempos. Baseado no fato do Facebook ter ganho a liderança na India, até então do Orkut, estima-se que no Brasil em 2011 isso também aconteça.

Calma, muita calma nessa hora.
Vamos por partes.
Em 2010 o Brasil ganhou 8 milhões de novos internautas. Em uma hipótese, se 100% dessa nova base se cadastrar no Facebook e não no Orkut, ainda sim, o Orkut ganha de lavada do Facebook no Brasil.

No mundo, o Facebook passou os 500 milhões de usuários; o Orkut chega a 90 milhões. Ponto para o Facebook.

No Brasil, o Orkut está com cerca de 30 milhões de usuários ao passo que o Facebook não passa de 10 milhões, ou seja, o Facebook tem 33% dos usuários do Orkut. Se tem muitos "duplicados" é um outro ponto a analisar, eu mesmo tenho perfil em ambos, mas uso muito mais o Facebook.

Não acredito que essa liderança do Orkut vá durar muito tempo, porém também não acredito que vá acontecer em 2 ou 3 anos essa perda de liderança para o Facebook.

Semana passada, na minha aula de Planejamento Estratégico Digital na Pós de Marketing Digital da FIT, uma das alunas me questionou sobre isso e eu disse, que em uma previsão sem estudos, sem análise profunda, apenas em uma previsão é que em 2014 o Facebook realmente passe o Orkut em usuários.

Será que eu acerto?

Já está a venda o meu livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL (Ed. Brasport). Adquira já o seu!

Abraços, Feliz Natal a todos!
Felipe Morais
@plannerfelipe

Marcadores: , , , , , , ,

4 Comentários:

Às 24 de dezembro de 2010 às 21:24 , Blogger Sant'Iago disse...

Facebook passou Orkut na InDia e não na Chian.

 
Às 15 de janeiro de 2011 às 00:54 , Blogger r.star disse...

Bem, pois eu acho, pelo q estou vendo, q esta mudança acontece esse ano sim. 2010 foi o grande boom do facebook no Brasil. Eu tenho desde 2008, mas quase n entrava pq so tinha poucos amigos estrangeiros. Em meados de 2010 mais ou menos, quase tds os meus amigos passaram pro Facebook. E saíram do Orkut tb. Fiquei impressionada c o fenomeno q foi Facebook no Brasil nesse ano de 2010!... Acho q terei ate q mudar o tema da minha monografia q era sobre o Orkut. agora vai ficar meio sem sentido. As atualizações dos meus amigos no Orkut, as vzs n passam de 1 página. Eu msma quase n entro mais no orkut, so entro pra apagar scraps de festa e ver quem entrou no meu perfil. Mas n posto mais fotos por lá e n vejo mais graça em quase nd, nem adiciono mais ng por lá.
Mas sim, pessoas de renda mais baixa continuam utilizando o orkut, ao passo q as de classe social mais altas so utilizam o Facebook agora.

 
Às 9 de março de 2011 às 07:58 , Anonymous Anônimo disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 9 de março de 2011 às 08:00 , Anonymous Anônimo disse...

Noto que as pessoas estão perdendo o interesse pelo orkut,muitos jovens não tem ou acabaram com o perfil,alguns foram pro facebook outros estão com os dois,mas noto que o quesito privacidade tbm tem contado,redes sociais tiram a privacidade das pessoas que acabam optando pelo msn,e-mail,,blog,twitter,etc.

Acho que o facebook tem chances de passar o orkutsim pela propaganda maciça que faz,enquanto a google meio que abandonou o projeto orkut quando entregou para os brasileiros,tbm vi um executivo da google dizendo que a empresa não investira mais em redes sociais mas sim no busca da google em mapas e no you tube.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial