quarta-feira, 15 de junho de 2011

O que de melhor aconteceu no Digitalks? PARTE I

Amigos

Nos dias 01 e 02 de Junho, aconteceu em São Paulo o ExpoDigitalks, uma feira voltada ao mercado de comunicação e marketing digital do Digitalks, empresa voltada a capacitação de profissionais, do qual eu – com muito orgulho – faço parte do time de professores.

Infelizmente só pude estar no dia 01, porém, foram muito interessantes as palestras que assisti por lá, com profissionais de altíssimo gabarito e claro, discussões cheias de novidades e pontos a ser pensados. Logo que cheguei, fui assistir a palestra sobre Brand Content e Performance. Muitas empresas querem fazer essa ação de conteúdo, mas será que todas sabem?

O objetivo da comunicação é o 1º passo para qualquer ação. Tem que ser muito bem definido para ser atingido. As estratégias tem que ser o caminho mais simples para chegar a esse objetivo.

Para a Editora Abril, a mídia de performance (que é o grande desejo dos anunciantes) é o que mais traz retorno para os sites de e-commerce do grupo; a opinião geral é que todas as campanhas tem que “performar”, até mesmo campanhas de brand tem que gerar retorno a marca.

Métricas são ferramentas muito importantes. É preciso, cada vez mais, entender todo o caminho do usuário para saber todos os pontos de impacto da marca com esse usuário e não premiar apenas o último click, ou seja, a métrica não deve apresentar apenas o click, mas todo os pontos onde o usuário foi impactado e decidiu conhecer mais sobre a marca ou produto.

Para medir o sucesso, toda a campanha tem que ter um ROI muito bem definido. No varejo olha-se o ROI a cada minuto.
O ROI imediato é algo que por muitos anos as agências ainda vão ter que gerar. Por mais que os planejamentos sejam a longo prazo, os gerentes de marca, produto, marketing querem ver o quanto está entrando na sua conta hoje. CEOs querem saber o quanto vendem hoje para saber o quanto a sua empresa vale hoje.

As métricas de campanhas tem muito a melhorar. Existem sistemas excelentes, mas poucas empresas usam. Nas campanhas de varejo também, a criatividade não está sendo colocada a prova. “Compre aqui”, “desconto”. Mais do mesmo, não vende mais! Seja performance ou branding, é preciso ser criativo; por exemplo, vídeos são muito envolventes com som, imagem, animação, atores famosos...

Bons comerciais ficam na mente do consumidor por anos, como por exemplo, Pipoca com Guaraná. Novas plataformas de comunicação, ligados a mobilidade, como celular e iPad vão provocar a evolução dos banners e a comunicação digital e ela tem que ser one-to-one e a web permite, e muito, esse tipo de comunicação. Relacionamento é fundamental na web.

Até mesmo o famoso “viral” pode ter um ROI que esteja atrelado a um objetivo bem definido. Pode ser o número de views ou fazer crescer seguidores nas Redes Sociais, mas todas as ações tem que ter um objetivo atrelado bem definido e que tenha esforços para chegar nesse objetivo final.

O que falta muitas vezes é testar. Não existe uma fórmula pronta. Estamos engatinhando na web e em Redes Sociais então, nem se fala. É preciso testar novas formas de comunicar, novos formatos, entendendo principalmente o perfil do consumidor e público a ser impactado.

Veículos estão oferecendo projetos de conteúdo atrelado a mídia. De nada adianta um projeto sem ninguém saber que ele está acontecendo, assim como de nada adianta muita mídia que não leve a nada novo ou relevante.

O case da Capricho Colírio é um case de presença digital, onde envolve TV com a MTV, Redes Sociais, site, mobile. Impactar o consumidor em vários pontos de contato. A web deixou de ser o site. Ela é uma plataforma de comunicação que vai além do site.

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Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

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