terça-feira, 14 de junho de 2011

Vamos pensar além do WWW?

Amigos

No ano passado, comecei a me dedicar muito ao estudo do conceito de Presença Digital. Alinhei esse conceito ao meu conhecimento de planejamento estratégico digital, mudando até os rumos das minhas palestras e aulas para esse tema (disponível no meu slideshare.net/felipemorais2309), pois eu estou cada vez mais analisando o quanto as pessoas estão fragmentadas na mídia, e isso é importante para entendermos como impactá-las.

Na década de 70, era muito fácil fazer um plano de mídia. Existiam 5 emissoras de TV, umas 10 rádios, 5 ou 6 jornais e revistas, e pronto. O profissional tinha pouco o que inventar, pois o público dele estava ali. Hoje, existem mais de 100 canais de TV a cabo, 2,2 milhões de URLs .com.br, mobile, Facebook, Orkut, games, blogs, buscadores, mais de 10 mil rádios, 4 mil revistas e por aí vai. Vivemos uma época em que a produção de conteúdo está cada vez mais fácil. Qualquer um pode sentar na frente do computador, escrever um post, um artigo, ter um blog, ter um canal em alguma ferramenta social e assim sucessivamente. Há 20 anos, quem formava a nossa opinião era o Cid Moreira. Hoje qualquer um de nós forma opinião.

Pensar além do WWW é ter esse conceito de fragmentação na cabeça e entender que o consumidor não está mais apenas no site da marca, o site da marca é o porto seguro dele, mas não é ali que a marca vai conseguir impactá-lo. Quando ele chega ali, ele já foi mais do que impactado.

É preciso entender que o consumidor na internet, sendo ele um e-consumidor ou apenas um usuário que não compra, está em diversos canais da web, não apenas nas redes sociais, mas em games, blogs, sites segmentados, recebendo e-mail, trocando mensagens com seus amigos via MSN e por aí vai.

Quando nós, planners digitais, pensamos em uma ação para uma das marcas com as quais trabalhamos, pensamos em como a nossa mensagem será altamente relevante para o nosso consumidor se interessar em querer saber mais sobre a nossa marca, mas devemos pensar que uma ação no YouTube tem um jeito de ser feito e consequentemente uma resposta, assim como no Twitter, em um game ou no blog mais popular de um determinado assunto.

As pessoas estão cada vez mais fragmentas, isso é fato. Estamos consumido, às vezes, mais do que 4 mídias ao mesmo tempo. No momento em que escrevo este artigo, estou com meu e-mail, Facebook, Twitter e iTunes abertos. Celular ao lado, claro. Olha quantas oportunidades de as marcas me impactarem, afinal, sou perfil de algumas. Acredito que você, amigo leitor, está lendo este artigo com pelo menos mais uma ferramenta aberta, podendo ser alguma rede social sua ou mesmo um blog da sua preferência, isso é normal, recebemos mais de 5 mil mensagens por dia.

Ser relevante está cada vez mais difícil, mas é necessário. Entender que o consumidor não está só no seu site é mais necessário ainda, pois temos que analisar onde ele está, o que deseja, o que quer e como vamos responder aos seus desejos para trazê-lo ao site da nossa marca.

Pense sempre em ir além do site, ir além do WWW, pois o consumidor da marca que você trabalha já pensou nisso há muito tempo!

Já está a venda o meu livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL (Ed Brasport). Clique aqui e compre já o seu!

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

Marcadores: , , , , , ,

1 Comentários:

Às 15 de junho de 2011 às 16:59 , Blogger Samantha Dutra disse...

Oii..
Me inspiro no seu blog, rsrs... muito bom, e amei o livro também. Estou lendo e tenho usado ele no meu dia-a-dia. Sou de Belo Horizonte e uma planner em andamento. Me responde uma coisa. Existe diferença de planner e assessora de mkt digital?
Estou linkando seu blog no meu ok?
www.sasadutra.blogspot.com

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial