quarta-feira, 27 de julho de 2011

O que falta para evoluirmos?

Amigos

Toda a vez que eu vejo um site de uma grande empresa ou mesmo de um órgão governamental onde o “Fale Conosco” não tem o telefone do 0800 ou SAC, confesso que me arrepia até a alma. Depois os gestores de marca dizem que internet não funciona. Será mesmo que não funciona?

Tenho percebido nas minhas aulas, palestras, e-mails que recebo e até em estudos sobre internet que o brasileiro há muito tempo já sabe usar, interagir, criar, ver, analisar, ler na web. Porque as marcas estão míopes para isso? Já cansei de ver diretor de empresa dizendo que Internet é “coisa para o meu sobrinho xavecar mulherada” e ter smartphone, ver e-mail, ler as notícias de economia ou notícias sobre o seu time na web.

Está na hora das marcas terem mais atitude na web. As que tem, estão se dando bem! Isso não é o Felipe Morais que está dizendo, mas sim, os números dessas empresas. Recentemente conversei com amigos de uma grande empresa que me disseram números assustadores – no bom sentido da palavra – sobre o quanto vendem na web, porém, conhecendo a estrutura e o pensamento da marca, não é de se assustar com os números.

Não colocar as formas de contato no seu site para o seu consumidor não falar é miopia total. O consumidor já sabe que e-mail ou formulário de contato não funciona. São raras as empresas que respondem, o que dirá as que respondem rapidamente. Acho que pode se contar nos dedos.

Outro dia publiquei no meu Twitter (@plannerfelipe) um comentário sobre uma marca que demorou 2 horas para responder a um tweet meu. Em 2 horas eu já tinha resolvido meu problema, desse episódio cheguei a uma nova “ideologia” de marketing: Dez minutos em Redes Sociais é uma eternidade! Muita gente concordou comigo.

Ao que me parece muitas empresas estão fugindo dos consumidores. Não colocam o 0800 no site, não respondem as questões no Twitter, não olham os e-mails que recebem, não interagem no Facebook e acreditam que o Orkut morreu. Morreu? Com 44 milhões de cadastrados ele morreu?????

Quando a marca foge do consumidor, ela perde esse elo que o consumidor quer fazer, ele quer se relacionar e as marcas não podem fugir ou isso terá impacto na contabilidade da empresa. Na web, as pessoas querem se relacionar com as marcas que consomem, mas se o consumidor abre uma conversa e a marca não responde, que relacionamento é esse de mão única? E quem gosta de ficar falando sozinho?

Internet não é fim. É meio. É a forma onde o consumidor vai querer saber mais sobre a marca A, B ou C. Ele é impactado pela TV, Rádio ou Jornal e entra no site para saber mais! Ok, isso é algo que há tempos se sabe, mas os gestores de marcas sabem? Infelizmente poucos.

Começo de 2011 ouviu-se muito falar de S-commerce e ainda se ouve. As marcas começando a pensar em vender pelas Redes Sociais. Uma mulher, classe D, da favela da Rocinha já vende produtos de beleza pelo Orkut, Twitter e Facebook há 2 anos. Sozinha, ela recolhe o pedido, embala, entrega, dá dicas de como usar, posta vídeos no YouTube.

E agora as marcas, com seus profissionais gabaritados de marketing começam a pensar nisso! Essa garota nem estudo tem e dá uma aula de marketing digital a multinacional que diz “não vou entrar em Redes Sociais para as pessoas não falarem de mim”. Já falam há anos.

E ai, quando vamos evoluir?

Já está a venda o meu livro PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL (Ed. Brasport). Adquira já o seu!

Marcadores: , , , , , ,

2 Comentários:

Às 27 de julho de 2011 às 16:26 , Anonymous Thiago Lopes disse...

Felipe, primeiramente parabéns pelo excelente post.

Eu acredito que esse pensamento minusculo das empresas com as redes socias deve-se principalmente a falta de competência dos departamentos de marketing das mesmas em a atitude de se acomodarem sobre o assunto e assim "ir empurrando com a barriga".

O que mais vejo hoje é "não minha marca está na web", "esta nas redes sociais" mas esquecem justamente disso tudo o que explanou.

Os profisionais de marketing dentro das corporações precisam vender internamente esse conceito coerente dentro das redes sociais, pois enquanto isso ainda acontecer, esses exemplos do post se repetirão.

 
Às 29 de julho de 2011 às 05:10 , Blogger Cainã Guedes Marques disse...

As empresas que hoje acham não estar na web, já estão. E o pior, na maioria das vezes de uma forma negativa, devido à reclamação de clientes, insatisfação; As empresas devem o mais rápido possível entrar neste "mundo" web antes que o mundo chegue até elas através de problemas...

Felipe, sou seu fã! Pretendo o quanto antes mudar pra São Paulo e fazer a pós da FIT. valeu pelo conteúdo.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial