quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Engajamento é isso ai!

Amigos.

Em 2010 eu participava de grupo de discussão ,via e-mail – googlegroups - que esquecia do princípio básico da internet, a liberdade de expressão. A comunidade tinha 180, 190 pessoas, ninguém publicava nada! Quando eu publicava algo no meu blog e postava ali era crítica atrás de crítica ou como falamos na linguagem “internetês” os mimimi da vida digital. Eu fazia jabá do meu blog, blog esse que eu não ganho um centavo e só tenho para expor minhas ideias, pensamentos, artigos e de vez em quando, vagas de emprego.

A minha atitude foi muito simples: sai da comunidade, tranquilamente, não fico por ai espalhando qual era – e se você que está lendo souber, guarde também para você, não precisa espalhar – e resolvi abrir a comunidade Presença Digital no Facebook exatamente pautada na liberdade! Aqui o assunto é relevante para o mercado, pode postar seu blog, seu twitter, seu site, seus cursos, suas palestras!

Abri com esse nome porque esse é um conceito que defendo muito nas campanhas, aulas e palestras: Presença digital é o que a marca deve ter, vamos sair do tradicional site, banner na home de portal e Links Patrocinados. Vamos para games, blogs, Redes Sociais, sites segmentados, Mobile, tablets, mapas, realidade aumentada, geolocalização e por ai vai, mas isso é papo para outra hora.

O post de hoje é para falar da comunidade e do que aconteceu nesse dia 04.08.2011, um dia histórico para essa pequena, mas muito ativa, comunidade. Não temos milhões de usuários, mas temos milhares de pessoas engajadas com a causa da comunidade: troca de informações sobre o mercado.

Diariamente, somos “bombardeados” (no melhor dos sentidos da palavra) com Blogs, pesquisas, artigos, campanhas, matérias, discussões, empregos, cursos, palestras, seminários entre outros assuntos, sempre focados no mercado de comunicação e marketing digital.

A única regra dessa comunidade é que o assunto seja relevante para o mercado em que ela está inserida. E o pessoal está seguindo a risca e tornando essa comunidade uma das mais relevantes do Brasil!

E hoje provou que engajamento não se cria. Ele acontece!

Por volta das 16h00 eu vi que a comunidade tinha 1.367 membros. Sugeri então que o pessoal ajudasse a chegar a 1.400 até a próxima semana, que chamassem amigos e colegas da área para trocar experiências. Em 16 minutos, a comunidade contava com 1.430 membros, crescimento de 63 pessoas só com amigos chamando amigos.

Esse é o conceito de rede, que muitas pessoas/empresas esquecem. Pessoas se conectando com pessoas e abrindo espaço para que seus amigos se conectem com mais amigos. Rede de pessoas isso é a internet!!!!

Cerca de 40 minutos depois do meu post, a comunidade atingia 1.500 membros e encerrou o dia com 1.512 pessoas. Foram 155 pessoas novas em pouco mais de 1 hora. O grupo que comentei no começo do post não tem 200 membros em 3 anos! A explicação? Ninguém participa, ninguém comenta, ninguém fala nada. As pessoas não seguem comunidades, grupos de e-mail, Twitters, Blogs, sites parados!

O que dizer? Apenas, mais uma vez, agradecer aos 1.512 membros da Presença Digital por fazer dessa comunidade uma das melhores e mais relevantes do Brasil. Não sou o dono dela, sou apenas o cara que a abriu. Os donos somos todos nós e cada um dos novos membros que virão ao longo dos anos!!!


Marcadores: , , , , , ,

4 Comentários:

Às 5 de agosto de 2011 às 07:13 , Blogger Hexa dream's disse...

Cara, o link tá dando página não encontrada.

 
Às 5 de agosto de 2011 às 07:28 , Blogger Felipe Morais disse...

LINK ALTERADO. BASTA CLICAR NA PALAVRA PRESENÇA DIGITAL.

 
Às 5 de agosto de 2011 às 13:22 , Anonymous Camila Schvartsman disse...

Felipe,

Fiz o curso de planejamento estratégico digital com você e não peguei o material online. Teria como eu pegar ainda?

Meu e-mail é cam.iii@hotmail.com

Obrigada!

 
Às 16 de agosto de 2011 às 09:24 , Blogger Gisele Baciano disse...

Muito boa a iniciativa de criar o grupo. Já enviei minha solicitação. Espero conseguir contribuir com algo.

Obrigada!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial