sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Por que e-commerce não tem planners?

Amigos

Pode até parecer pretensão minha ou querer vender o meu peixe, mas sinceramente, eu acho que as empresas precisam ter mais pessoas que pensam comunicação. Vejo o perfil de quem trabalha em empresa só em números, números e pouco se preocupam com a qualidade da comunicação ou quem é o público-alvo deles. Não acho isso um erro, muito pelo o contrário, essa é apenas uma constatação.

Há algum tempo estou trabalhando dentro de um dos maiores e-commerces no Brasil. Uma experiência nova e muito rica. Aliás, planners precisam de repertório como disse em um evento para profissionais de planejamento o profissional Pedro Cruz. E ele tem razão. Experiências nos movem. O novo nos move!

Tenho percebido que aqui muito se preocupa com vendas e pouco com quem compra. Algo normal, estamos falando de varejo. Sendo on ou offline, é varejo e pronto. Vendas, dinheiro e mais uma vez número. E mais uma vez não digo que estão certos ou errados, mas esse é um modelo de negócio e gestão que o varejo vem a anos trabalhando. Não sou eu quem vai falar que estão certos ou errados. Se a Casas Bahia fatura 14 bilhões por ano, sou eu quem vai dizer aos Klein “ei, repensem o modelo de negócios de vocês...”

O que me preocupa ainda é que em diversos clientes que atendo o perfil de público-alvo ainda vem o básico do básico: Homens e mulheres, classe AB 25+. Não digo apenas no e-commerce que atuo, mas em 99,9% dos clientes que eu já atendi. O perfil é esse e pronto!

Por isso que falta um profissional de planejamento estratégico nas empresas. Em todas. Planejamento é mais do que pensar ações. É analisar relatórios, resultados e entender o comportamento do consumidor a fundo, sendo assim, entender o comportamento ou hábitos de compra.

Quando estamos atuando com o varejo online, seja ele gigante, grande, médio, pequeno ou micro quanto mais se entende o comportamento das pessoas na hora de entrar, pesquisar, analisar, comentar e comprar, mais se entende o por que, como e onde as pessoas vão no site. Quando temos uma taxa de conversão de 2% (média de mercado) significa que 98% das pessoas entram no site e saem sem comprar. Uma taxa assustadoramente alta, o que mostra (entre outras razões) o por quê “apenas” 30 milhões de pessoas comprarão algum produto pela web.

Claro que em todos os sites de e-commerce encontramos analistas para destrinchar os números que são gerados, normalmente equipes de BI que estão preocupados em entender e traduzir os números. Melhorar a performance, mas pouco se trabalha comunicação. Veja como todos os sites de e-commerce se mostram iguais.

O profissional de planejamento é necessário para alinhar seu conhecimento de comunicação, relatórios de BI, pesquisas de mercado, análise de consumidor, análise da performance do site (pode ser o Google Analytics, mas recomendo outras ferramentas) e traduzir isso em estratégias de comunicação que possam gerar mais resultados em vendas.

Quando vemos que Bisnaguinha Seven Boys perdeu vendas porque as pessoas queriam saber mais sobre o produto, entendemos a importância de conteúdo para as pessoas, mas não um conteúdo qualquer e sim algo com foco. Esse foco é dado com a combinação dos pontos acima citados.

E ai, vamos trazer esses profissionais para o negócio?

Já está a venda a minha parceria com o site iMasters. O curso online de PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL. Clique aqui e adquira já o seu!

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

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3 Comentários:

Às 11 de novembro de 2011 às 05:16 , Anonymous Anônimo disse...

"pode ser o Google Analytics, mas recomendo outras ferramentas"

Quais?

Também acredito no poder da interpretação das métricas, mas queria alguma ferramenta que mostrasse isso mais visualmente, nem tudo fica bem em gráfico. Qual a melhor forma de criar um relatório voltado para esta análise, que seja automático (ou o mais perto disso), eficaz e apresentável?

 
Às 11 de novembro de 2011 às 05:18 , Blogger Felipe Morais disse...

Para a sua solicitação, recomendo falar com o pessoal da www.aunica.com

 
Às 8 de dezembro de 2011 às 07:10 , Blogger William disse...

Após este post ficarei de olho em você, e quem sabe no futuro próximo venha fazer parte de nossa equipe, pois nosso grande foco é a classe b, c,...y,z

 

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