domingo, 3 de fevereiro de 2013

Como montar um bom planejamento estratégico digital?

Amigos.

Segue mais um capítulo do meu livro que será lançado em 2013...


Em todas as minhas aulas tenho enfatizado com os meus alunos que vamos sempre falar de 4 conceitos muito forte dentro do processo de planejamento, conceitos que sem eles, dificilmente o planejamento vai ser de forma a dar bons resultados ao cliente, afinal, dar bons resultados ao cliente é missão do profissional de planejamento, certo?

Para chegarmos ao famoso ROI, é preciso construir uma história. Planners controem histórias, suas missões, são construir histórias de sucesso, ao contrário de Hollywood que tem 2 horas para contar uma grande história no cinema, os planners tem mais tempo, as vezes anos para contar uma história em diversas mídias como Redes Sociais, TV, Jornal, site e até o próprio cinema. Faz parte do nosso trabalho contar boas histórias para convencer nosso consumidor de que a marca com a qual estamos trabalhando vai realmente resolver o problema dele, seja esse problema qual for.

PESQUISAS: Sem uma pesquisa, planners não tem um direcionamento de onde ir. Pesquisamos antes, durante e principalmente depois, da campanha está no ar. Somos responsáveis pela performance da marca, logo, devemos avaliar a marca dia-a-dia. Planners identificam problemas de marca, as vezes antes mesmo dos gestores dessa marca, e parte disso se deve a essas constantes e importantes pesquisas. O importante é que mesmo você sendo um ou uma planner digital, as pessoas estão na rua, logo, é para lá que você deve ir pesquisar!

CONSUMIDOR: O que adianta comunicar se você não sabe para quem falar? Entender o comportamento do consumidor é uma das coisas mais importantes para o planner, na minha modesta opinião, é o fator de diferencial para o sucesso de uma campanha. Uma campanha na TV Globo, com a mensagem errada, não vai trazer efeito a sua marca, uma campanha bem feita gastando R$ 200,00 nos Links Patrocinados do Google talvez possam gerar mais resultados. É fundamental entender o perfil do consumidor e que isso vai além do: Sexo, Idade, Classe Social. Isso já foi perfil de consumidor, hoje, os planners precisam ir além, saber o que, como e por que compram? Como pesquisam? Que mídia consome? O que fazem nos horários livres? Saber mais sobre quem é esse consumidor e como impactá-lo, como conquistar o coração desse consumidor.

RELACIONAMENTO: Cada vez mais as pessoas querem se relacionar com as marcas. Querem saber mais de produtos e serviços. Querem saber a opinião das outras pessoas, querem viver o mundo das marcas. As pessoas querem falar e serem ouvidas, querem fazer um post no Facebook e que a marca responda. E rápido. Vivemos a era do My Midia, ou seja, o consumidor consome a mídia que ele quer. Entrou no site, não gostou sai. Gostou, vira favorito. As pessoas buscam o que as marcas escrevem pois querem saber mais sobre o que vão consumir.

CONTEÚDO: É o que move a internet. Ninguém segue Twitter parado, ninguém compra smartphone por que ele é bonito e sim por que ele acessa a Internet. Estamos buscando conteúdo de marcas, de pessoas, de veículos. A web é um canal onde a informação circula de forma muito rápida. Pessoas leem uma noticia, comentam, compartilham, se engajam. A informação chega as nossas mãos em minutos. As pessoas buscam minuto a minuto conteúdo.

Agora, o planejamento é com você!

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2 Comentários:

Às 6 de fevereiro de 2013 às 02:32 , Anonymous Anônimo disse...

Olá, Felipe!

Tudo bem?

Estou interessado em adquirir um exemplar do seu livro.

Como posso fazer?

Um abraço e obrigado!

Fernando Freitas
fernando@creativebizz.com

 
Às 6 de fevereiro de 2013 às 02:32 , Anonymous Anônimo disse...

Agradeço se puder me posicionar por e-mail. ;)

 

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