terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Planejamento é acertar em cheio no target

Amigos.

Estou finalizando o meu livro Planejamento Estratégico Digital. Nesse momento, tenho 90% dele pronto e estou no capítulo, penúltimo, sobre cases. Está fantástico escrever esse capítulo, mesmo estando na 3a feira de Carnaval, com calor em São Paulo e na casa da namorada, que também está trabalhando.

Abaixo, vou reproduzir o case de Ades, esse case tem algo especial, pois dentro do 20 cases que apresento no livro de marcas como Heineken, Levi´s, São Paulo Futebol Clube, Nike e Madonna, Ades é um projeto onde eu fui o gerente de planejamento e com grande sucesso.


4. Ades no Café Mania

Durante o livro pudemos observar várias ações da Unilver, na minha modesta opinião uma das marcas que melhor trabalham a Internet no Brasil e aqui segue mais uma, essa para mim é especial, pois o gerenciamento de todo o planejamento da ação foi meu e com muito orgulho conto isso, pois a ação foi um enorme sucesso.

O Ades tinha uma grande missão de mudar a percepção do consumidor sobre o produto. Mais do que um simples leite de soja, que era o que as pessoas acham que o Ades era, ele pode ser usado na culinária como um leite normal, podendo fazer bolos, doces, shakes entre outras invenções que qualquer pessoa pode fazer com o leite comum.

O publico-alvo do Ades são mulheres donas de casa, pois são elas que cuidam da alimentação da família nos lares brasileiros e era com elas que a Ades precisava conversar. Uma pesquisa na época, desenvolvida pela Atrativa Games mostrava que a maioria esmagadora de usuárias de social games no Brasil eram mulheres classe C de 30 a 40 anos que passavam em média 5h por dia jogando um social game. O público perfeito para Ades.

A estratégia da ação foi usar o Café Mania, um social game da empresa Vostu (a qual eu era consultor de planejamento digital na época) o qual o objetivo do jogador é gerenciar um café. A Unilver, através do seu site www.recepedia.com.br possuía 14 receitas entre bolos, doces, bebidas e shakes a serem usadas com o Ades. A tática não poderia ser outra a não ser oferecer essas receitas dentro do Café Mania com foco nos jogadores oferecerem esses produtos aos seus clientes, dessa forma, seria ampliada a percepção de que o Ades poderia ser usado como um leite normal em diversas receitas.

A campanha durou 12 dias e impactou mais de 13 milhões de pessoas no período. Durante a campanha, mais de 90 milhões de bebidas e 55 milhões de pratos foram produzidos virtualmente e oferecidos dentro dos milhares de cafés espalhados pelo Orkut e Facebook, elevando não apenas a percepção do consumidor sobre o produto mas também ajudando a consolidar a estratégia da marca nas Redes Sociais. Forma mais de 13 milhões de pessoas interagindo com a marca por pelo menos 10 minutos.

Quanto a Unilever gastaria na Globo para atingir esse público e a interação de 10 minutos? Não vale a pena fazer a conta exata, mas o investimento ficaria na casa dos milhões. Essa ação, posso garantir que não saiu por nem 10% dessa verba e os resultados forma mais efetivos.

Fonte: Site Revista Proxxima

Já está no ar o meu curso de Planejamento Estratégico Digital em parceria com o iMasters. Mais de 1.000 cursos já vendidos com alto índice de aprovação. Clique aqui e adquira já o seu

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial