quinta-feira, 17 de março de 2016

“Tenha um saudável desrespeito pelo brief”

Amigos


Em Dezembro de 2015, tive a honra de assistir a uma palestra de um dos meus ex-professores de Miami Ad School, Ulisses Zamboni. Sou fã desde que eu tive aula com ele, em 2006. A surpresa da sua palestra no evento do Grupo de Planejamento, foi a presença da Tatiana Lemos, ex-gerente de comunicação Nestlé Brasil (que acaba de se mudar para Suíça para trabalhar na Nestlé de lá) que soltou uma daquelas frases que mexe com toda a sua percepção de negócios e comunicação: “Tenha um saudável desrespeito pelo brief do seu cliente” em resumo, nem sempre o cliente sabe exatamente o que quer. E espera ser confrontado. Chegar com soberba, com os “dois pés no peito” do cliente não vai levar a nada, aliás, a relação de agência e cliente precisa ser a melhor possível, ou o cliente, vai escolher outra. Hoje, as agências fazem o mesmo trabalho, pouca inovação e muito post de Facebook e comercial na TV. É o cenário atual, culpa de todas as partes.

O que a Tatiana quis dizer, ao menos essa é a minha percepção, é que a agência tem – e precisa mostrar – que há competência do seu lado, que há entendimento de mercado, cenário, concorrência, tendências e principalmente do consumidor a ponto de olhar para o brief e começar com a frase “olha, nós entendemos que seu problema não é bem esse...” e é ai que entra o profissional de planejamento e seus estudos, pesquisas e análises. É nesse momento que o profissional vai até o cliente e apresenta dados que podem levar a marca para um outro caminho. O cliente está errado? Não. Apenas a agência, com embasamento, está mostrando que a comunicação pode seguir outro caminho diferente. Comunicação é percepção de todos os lados, da marca, da agência e do consumidor. É um tripé que faz a marca ter sucesso. Ou não. Nada complexo, apenas se cada um fizer seu papel, o resultado vem, se não, não vem.

O profissional de planejamento precisa fazer o estudo profundo da marca. O diagnóstico é o primeiro passo. Tendo isso em mão há embasamento para questionar o brief, mas é preciso, também, ter em mente que não é sempre que o brief pode ou deve ser questionado. Cansei de ver agência se valorizando de que “o cliente é burro, não sabe o que quer” mas do lado dela, não soube ao menos fazer uma única pergunta ou um apontamento que pudesse provocar o cliente a pensar diferente. O próprio Ulisses disse esse dia “meus planejamentos hoje mais provocam o cliente do que qualquer outra coisa”. Tento seguir esse, mais um, ensinamento do Ulisses. Provocar o cliente. Recentemente, junto a Agência Pulso conseguimos essa provocação. Mostramos ao cliente os problemas que ele tinha de marca e produto. Ele ouviu, mas fomos além e apontamos os caminhos. Apontar erro, todos podem, mas como diz Julio Ribeiro em seu livro Marketing de Atitude “apontar é fácil, resolver é difícil”

E o papel da agência, hoje, é qual? Resolver problemas do cliente, aliás, como disse Fabiano Coura, mais do que problemas de comunicação, está na hora de entrarmos nos problemas de negócios.


Não tenha medo de questionar e provocar o cliente, mas não chegue com o achismo. Chegue com algo palpável, com uma defesa embasada da sua opinião. Achismo nunca levou ninguém a lugar algum!

Mais de 2 mil pessoas já fizeram o curso de PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL do iMasters. Clique aqui e compre já o seu!

Abraços
Felipe Morais
@plannerfelipe

6 Comentários:

Às 18 de agosto de 2016 às 16:09 , Blogger Unknown disse...

Cara vc é top! Obgdo de novo pelo autógrafo no teu livro, quer dizer meu! Rsrs sua percepção é muito boa! Abraço

 
Às 18 de agosto de 2016 às 16:11 , Blogger Unknown disse...

Cara vc é top! Obgdo de novo pelo autógrafo no teu livro, quer dizer meu! Rsrs sua percepção é muito boa! Abraço

 
Às 13 de novembro de 2017 às 23:29 , Anonymous Nicole Bolton disse...

It’s amazing in support of me to have a site, which is useful in support of my know-how. thanks admin, you surely come with remarkable articles. Cheers for sharing your website page.Excellent blog here...
Oil and gas ERP
Human resources management software
CCTV Camera Dealers in Chennai
CCTV Camera Installation in Chennai
RFID Solutions

 
Às 30 de setembro de 2019 às 19:47 , Blogger Công ty dịch thuật chuyên nghiệp MIDtrans disse...

Khi thị trường dịch thuật ở nước ta ngày càng trở nên sôi động và phát triển mạnh về số lượng như vậy, các doanh nghiệp có nhu cầu sử dụng dịch vụ dịch thuật cảm thấy bối rối khi không biết đâu mới là những công ty dịch thuật uy tín nhất Việt Nam? trong trường hợp này, lựa chọn dịch vụ của ; dịch thuật chuyên nghiệp - MIDtrans một công ty dịch thuật chuyên nghiệp có trụ sở tại 01 Tây Sơn, Nam Lý, Đồng Hới, Quảng Bình là sự lựa chọn sáng suốt.
Chúng tôi cung cấp dịch vụ dịch thuật đa ngôn ngữ: Anh, Trung, Pháp, Nhật, Hàn Quốc, Đức, Nga, Tây Ban Nha, Bồ Đào Nha, Ý, Hà Lan, Ả-rập, Iran, Séc, Thụy Điển, Đan Mạch, Ba Lan, La Tinh, Hungari, Bungari, Slovakia, Ukraina, Lào, Campuchia, Thái Lan, Myanma, Philipin, Indonesia, Malaysia, Hán Nôm và các ngôn ngữ khác.
Quý khách hàng có nhu câu biên dịch, phiên dịch vui lòng liên hệ
Công ty dịch thuật chuyên nghiệp MIDtrans
ĐC: 01 Tây Sơn, Nam Lý, Đồng Hới, Quảng Bình
ĐT: 0963918438
Email: info@dichthuatchuyennghiep.com.vn

 
Às 27 de dezembro de 2019 às 00:22 , Blogger winsome computer media & services disse...

great blog nice job,
cms software

 
Às 14 de junho de 2023 às 23:39 , Blogger Bharathi disse...

Hi.

Thank you for sharing this information, this Article was excellent and this information was so useful to us small businesses has facing lot challenges, we learn some good information from this Article thank for sharing this Information.

Here is sharing some SSIS online training information may be its helpful to you.



SSIS online TRAINING

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial